Mergulhadores descobrem antigo naufrágio de Protaras

O naufrágio de um navio romano carregado de ânforas foi encontrado no mar ao largo de Protaras, Chipre, anunciou o Departamento de Antiguidades na quinta-feira.

“O local é um naufrágio de um navio romano, carregado de ânforas de transporte, provavelmente da Síria e da Cilícia. É o primeiro naufrágio romano imperturbável já encontrado em Chipre, cujo estudo deverá lançar nova luz sobre a amplitude e a escala do comércio marítimo entre Chipre e o resto das províncias romanas do Mediterrâneo oriental, ”o Departamento de Antiguidades disse.

A descoberta foi relatada por Spyros Spyrou e Andreas Kritiotis, ambos voluntários mergulhadores da equipe de pesquisa arqueológica subaquática do Laboratório de Pesquisa Arqueológica Marítima (MARELab), Unidade de Pesquisa Arqueológica, da Universidade de Chipre.

O Departamento de Antiguidades disse que agiu imediatamente após o relatório, a fim de garantir os fundos necessários para cobrir o custo da investigação preliminar in situ, o mais rapidamente possível.

Uma equipe de arqueólogos, estudantes e voluntários da MARELab, liderada pela Professora Associada de Arqueologia Marítima, Dr Stella Demesticha, já está na área. A equipe está trabalhando na documentação e proteção do site, em colaboração com o Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil e Geoinformática da Universidade de Tecnologia de Chipre, Dr Dimitris Skarlatos, e o Conservador do Departamento de Antiguidades, Eleni Loizides.

Este projeto marca um marco para a arqueologia cipriota, porque é a primeira vez que um projeto arqueológico subaquático é totalmente financiado pelo Ministério dos Transportes, Comunicações e Obras, observou o departamento.

O Departamento de Antiguidades e a Unidade de Pesquisa Arqueológica da Universidade de Chipre expressaram seu profundo agradecimento e agradecimentos a Spyrou e Kritiotis por relatarem imediatamente sua descoberta às autoridades.

Os sinceros agradecimentos são devidos a todos os voluntários e apoiadores do projeto, que foi organizado em pouco tempo, acrescentou.

“O Departamento também gostaria de agradecer a diversas instituições e indivíduos por sua generosidade e colaboração neste projeto. Esta mobilização entusiástica de autoridades e cidadãos em torno de um importante sítio arqueológico envia mensagens otimistas sobre a proteção do patrimônio cultural pela sociedade cipriota ”, concluiu.

About The Author