Mergulhador salva tubarão-baleia preso em redes em Galápagos

Peter Freire, um mergulhador, salvou um tubarão-baleia fêmea que estava preso em redes de pesca neste domingo nas ilhas Galápagos, no Equador. Freire desceu a 26,7 metros de profundidade para cortar com uma faca a corda que prendia o animal marinho. A manobra durou entre 6 a 8 minutos.

Mergulhador salva tubarão-baleia preso em redes em Galápagos — Foto: Reprodução/Twitter

O mergulhador acredita que o tubarão-baleia estava preso na rede há pelo menos uma semana, visto que o equipamento de pesca industrial ficou encravado na pele durante cerca de 10 centímetros.

— Pela adrenalina do momento e pela vontade de salvar o animal, só se age por instinto, mas sempre tomei cuidado para não ultrapassar o limite de profundidade, para verificar meu ar e também para não me enroscar na malha — contou Freire ao jornal independente Bitácora Ambiental. — Felizmente, a faca que eu tinha era afiada o suficiente e a corda e a malha da rede puderam ser cortadas na hora.

O tubarão-baleia é uma espécie inofensiva para seres humanos e mergulhadores costumam nadar perto dele. O animal está ameaçado de extinção.

Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/10/03/mergulhador-salva-tubarao-baleia-preso-em-redes-em-galapagos.ghtml

Mergulhador salva tubarão-baleia preso em redes em Galápagos — Foto: Reprodução/Twitter

About The Author