Marinha aciona Grupos Especiais de Mergulhadores de Combate por suspeita de bomba em plataforma de petróleo

Foto: Marinha do Brasil
Foto: Marinha do Brasil

Por volta das 19:00hs do dia 30 de novembro de 2013, a Marinha do Brasil tomou conhecimento de que foi encontrada na plataforma petrolífera FRADE, localizada na Bacia de Campos, a cerca de 230 km de Macaé (RJ), uma caixa com material suspeito que pode conter explosivos.

Considerando o risco oferecido pelo objeto, a Marinha do Brasil enviou ao local o Grupos Especiais de Retomada e Resgate de Mergulhadores de Combate (GERR-MEC).

O GERR-MEC entre outras atribuições é a equipe especializada em desativação de artefatos explosivos. Os MECs foram enviados ao local juntamente com Helicópteros, Navios e equipes policiais.  Ao todo a operação envolveu cerca de 300 militares.

Após o ocorrido A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, participa que a plataforma Frade, localizada na Bacia de Campos, após cumprimento de procedimentos de segurança, foi autorizada a retomar as operações, a partir de 13 horas.

A operação envolveu cerca de 300 militares da MB. Entre eles: 2 Grupos Especiais de Retomada e Resgate de Mergulhadores de Combate (GERR-MEC), equipes de Fuzileiros Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra, além de equipes da Polícia Federal (PF) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PCRJ). A operação ainda contou com os seguintes meios da MB: Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, Corveta “Barroso”, Navio Patrulha “Gurupá” e os helicópteros “UH-14” e “UH-15”.

Foto: Marinha do Brasil
Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil está preparada para defender as plataformas petrolíferas, estando de prontidão para responder às possíveis ameaças. Este episódio evidencia a importância de uma Marinha bem equipada para garantir os interesses do Brasil no mar, naquilo que hoje é conhecido por “Amazônia Azul”.

Fonte: Nota a Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval

Por: Alexandre Vasconcelos, exclusivo para a DIVEMAG

 

About The Author