Você está em alto mar quando avista nada menos do que uma lula voando. Isso mesmo: voando! O fato curioso foi observado por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão e posteriormente publicado em forma de estudo na revista Marine Biology.
Os moluscos surgem do mar ao lançar jatos extremamente fortes de água, criando a pressão necessária para a subida. Ao mesmo tempo, suas nadadeiras são posicionadas de formas semelhantes a asas, criando a aerodinâmica perfeita para o voo.
A alta velocidade é outro aspecto que impressiona muito no processo: as lulas conseguem voar a mais de 11 metros por segundo. A velocidade é mais alta do que o recorde do homem mais veloz da Terra, o jamaicano Usain Bolt, que atingiu a marca de 10,31 metros por segundo nas Olimpíadas de 2012.
Jun Yamamoto, um dos criadores do estudo, afirma que até o momento só existiam testemunhos sobre o ocorrido e ninguém sabia como os animais faziam para levantar voo. “Mas finalmente temos provas”, diz o pesquisador.
O relatório ainda aponta que as lulas não voam de forma aleatória: o movimento seria uma estratégia para escapar de predadores, mas isso acaba deixando os animais sujeitos a outros, como os pássaros. Durante o estudo, os cientistas puderam observar os animais traçando rotas de cerca de 30 metros, ficando três ou mais segundos fora da água.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution