Foi lançado, na noite desta quarta-feira (27), o programa ‘Cidadão Cientista’, que tem como objetivo ampliar o número de pesquisadores na região e mostrar aos alunos a importância da preservação do meio ambiente.
Considerado um dos principais pontos de mergulho do país e a menos de 40 km das praias de Santos, o local servirá agora para uma nova fase de pesquisas do projeto ‘Mantas do Brasil’, que desde 2010 pesquisa a Raia Manta Gigante. “Vamos estar capacitando profissionais que serão capazes de nadar junto aos animais sem causar problemas e identificar e registrar corretamente a espécie da raia encontrada em qualquer lugar do mundo”, afirma Guilherme Kodja, coordenador de Educação Ambiental.
O projeto ‘Mantas do Brasil’ já registrou cerca de 80 raias gigantes no litoral paulista. A espécie, que pode chegar a 8 metros de diâmetro, é considerada como vulnerável devido à sua lenta capacidade de reprodução. Após o lançamento do programa ‘Cidadão Cientista’ também foi anunciada uma parceria firmada com a Secretaria de Educação de Santos, que irá conceder a oportunidade para alunos da rede municipal de conhecer mais sobre a vida marinha da região.



More
♻️ Recycling Space Debris Could Be the Key to Keeping Earth’s Orbit Safe
Innovative technology promises to detect tsunamis while still offshore, before they reach the coast
Why Don’t We Ride Zebras? 3 Key Differences from Horses