Em formato de arraia, o dispositivo retira as partículas de plástico das manchas de sujeira
Várias espécies de animais sofrem com a poluição dos oceanos, principalmente com a quantidade de plástico encontrada neles. Mas um jovem de 19 anos pode ter pensado em uma boa solução para este problema. O holandês Boyan Slat desenvolveu uma Matriz de Limpeza Oceânica que tira esses resíduos do mar.
O dispositivo – que por enquanto ainda é um protótipo – consiste em um conjunto ancorado de hastes de apoio e plataformas de processamento que pode ser levado até as manchas de sujeira ao redor do mundo. Em vez de se movimentar atrás da sujeira, a matriz funcionaria como um funil, atraindo a sujeira para o ângulo formado por suas hastes.
O projeto de Slat, feito na escola, analisa a quantidade e o tamanho das partículas de plástico presentes nas manchas de sujeira do oceano. Nas plataformas, o lixo seria filtrado, o plástico seria separado do plâncton e armazenado para reciclagem.
Todo o conceito ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de quando o dispositivo estará pronto para o uso. Mesmo assim, eles já foi premiado como o melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.
Fonte: http://www.boyanslat.com/plastic/
More
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism