Edd Sorenson, protagonizou mais um resgate histórico em Mill Pond Cave, no condado de Jackson, no Tennessee (EUA). Josh Bratchley, um dos mergulhadores britânicos que ajudaram a salvar, no ano passado, os 12 meninos e seu treinador presos em uma caverna na Tailândia, teve que ser resgatado durante uma expedição nos EUA.

Bratchley ficou 28 horas preso no local até ser resgatado por Edd Sorenson e sua equipe. Os socorristas identificaram um bolsão de ar na caverna com ar suficiente para pelo menos um dia. Sorenson encontrou Bratchley vivo naquela área da caverna, pouco antes das 19h, horário local, e diz-se que ele estava de bom humor na hora de seu resgate. Ele foi encontrado esperando, calmamente, no bolsão de ar.
O britânico deveria ter retornado por volta das 15h (horário do Tennessee) de terça-feira. Como não apareceu, foi acionado o alarme.
Autoridades foram informadas ainda na madrugada de quarta-feira sobre o desaparecimento de Bratchley e mergulhadores de diferentes lugares dos EUA foram ajudar na busca do colega.

As equipes de resgate entraram no sistema de cavernas por volta das 18h, hora local, e Bratchley foi trazido de volta cerca de uma hora depois, a área onde foi encontrado está a 12 metros de profundidade e 120 metros distante da entrada da caverna, e demora de 30 a 45 minutos para ser alcançada segundo informou O Tenente Brian Krebs do Chattanooga Hamilton County Rescue Services.
“Ele estava acordado, alerta e orientado. Seu único pedido quando retornou foi que ele queria comer pizza”, disse Derek Woolbright, um dos responsáveis pelo resgate.

Edd Sorenson, um dos mergulhadores que participou do resgate do britânico, disse que a caverna onde Bratchley ficou preso é de paredes baixas e arenosas, e, por isso, muito perigosa.
“Chegamos ao bolsão de ar e lá estava ele, calmo, e apenas disse: ‘obrigado, obrigado. Quem é você?'”, contou Sorenson.
Bratchley foi examinado por médicos que atestaram que ele estava “estável”. O britânico recusou tratamento adicional.
Ex-membro da Associação de Resgate da Caverna Devon, no Reino Unido, Bratchley fez parte equipe de especialistas em mergulho que ajudaram a salvar os 12 estudantes e o treinador de futebol da caverna inundada na Tailândia, em um junho do ano passado.
Os meninos do time de futebol Wild Boars foram passear pela província tailandesa de Chiang Rai com seu técnico e terminaram presos dentro de uma caverna em uma montanha. Ficaram 18 dias presos no local, mas foram todos resgatados com vida.
Bratchley trabalha como meteorologista da força aérea britânica no País de Gales.
Ele foi condecorado pelo trabalho de resgate na Tailândia e entrou, em 2019, para a lista dos agraciados com o título da Ordem do Império Britânico, uma das principais honrarias do Reino Unido.
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing