João Pessoa vai receber, em junho, uma conferência internacional dedicada aos estudos dos elasmobrânquios – subclasse de peixes que inclui os tubarões e as raias. A Sharks International Conference vai acontecer de 3 a 8 de junho, no Tropical Hotel Tambaú.
As atividades do evento vão incluir conferências, simpósios, minicursos, apresentações orais e de painéis, além de reuniões dos grupos científicos envolvidos. No total, será esperado um total de 520 pessoas, entre profissionais, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação.
As inscrições para o evento estão abertas no site oficial até 25 de maio de 2018 e a submissão de trabalhos se encerra em 28 de fevereiro. Os valores das inscrições variam de R$ 540 a R$ 1.200, dependendo da categoria do participante.
A Sharks International Conference teve suas duas primeiras edições realizadas em Cairns, na Austrália (2010), e em Durban, na África do Sul (2014). A conferência de João Pessoa também vai sediar as reuniões da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), American Elasmobranch Society (AES) e Fundação Squalus da Colômbia.
A SBEEL realiza reuniões bianualmente, desde 1997 e serve como o principal local de discussão para a pesquisa, conservação e gestão de elasmobrânquios no Brasil. A reunião mais recente da SBEEL ocorreu em 2016 em Penedo, em Alagoas. A AES realiza reuniões anuais desde 1987 e sua reunião de 2003 ocorreu em Manaus, no Amazonas. A reunião de julho de 2017 foi realizada na cidade de Austin, no Texas. A Squalus reúne-se bianualmente desde 2008. Sua reunião mais recente ocorreu em Bogotá, na Colômbia, em 2016.
Evento acontece no Hotel Tambaú, em João Pessoa (Foto: divulgação)
More
The Meaning of the Rare Planetary Alignment in the Sky
Octopuses Burn More Energy Changing Color Than Humans Do While Running
Cientistas Descobrem Novo Fenômeno Climático no Pacífico, Similar ao El Niño