A Ministra da Pesca da Indonésia, Susi Pudjiastuti, garantiu que o país seguirá a política de tolerância zero contra a pesca predatória em suas águas. Segundo ela, multas ou quaisquer outras sanções que não sejam “tiros de canhão” não irão resolver o problema da região que conta com cerca de 17 mil ilhas.
“Quem praticar a pesca ilegal e entrar na Indonésia precisa saber que é seu fim”, afirma Susi. “Que podemos fazer de diferente? Se multamos com uma multa de um milhão de dólares, eles pagam e continuam. Se apreendemos e depois devolvemos o navio, voltarão! Então, afunda-los é a única garantia que temos”, segue.
O governo indonésio afirma que possui dados confiáveis da FAO os quais apontam para um prejuízo de US$ 23 milhões por ano nas águas do país por conta da pesca ilegal. De acordo com a ministra, entre 2003 e 2013 houve uma redução de 50% de pessoas que dependiam da pesca no país por conta da redução do estoque pesqueiro e a consequente diminuição das vendas no comércio local e para o exterior.
“Com números alarmantes precisávamos tomar alguma atitude e recorremos à nossa força marítima. Precisávamos disso”, sugere.
Jacarta tem afundado quaisquer embarcações suspeitas por ordem do presidente Joko Widodo.
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing