Incidente com Tubarão Branco na Nova Zelândia

article-0-1851D887000005DC-737_634x414

Adam Strange um premiado diretor de TV de 46 anos morreu após ser atacado por um tubarão-branco quando nadava a mais de 50 metros de distância da costa e sozinho, em uma praia situada no norte da Nova Zelândia, informaram nesta quarta-feira (27) as autoridades locais.

A vítima foi encontrada na tarde desta quarta (horário local) após ser “mordida por um grande tubarão” em Muriwai Beach, a 30 km de Auckland, na Ilha do Norte.

A praia onde aconteceu o ataque mortal foi isolada pela polícia e fechada para os mais de 200 banhistas que se encontravam no local no momento do incidente.

Integrantes de uma brigada da polícia patrulham as águas para tentar encontrar o tubarão, segundo indicaram as autoridades em comunicado.

Policiais tentaram matar o tubarão efetuando mais de 20 disparos na água, na tentativa de salvar Adam que ainda se debatia e tentava se livrar do tubarão, mais 3 outros tubarões estavam próximos atraídos pelo sangue.

Segundo especialistas foi reportado a presença de grandes tubarões brancos na região no fim de semana, o que não é normal nessa região.

Em casos como esse seria prudente emitir um alerta sobre a presença dos animais na região evitando que banhistas fiquem em risco, mas o que acontece na maioria das vezes é o pensamento de que um alerta dessa natureza faz mal para o turismo e afugenta as pessoas da água, depois do ocorrido uma carcaça de um tubarão morto foi retirada da água, provavelmente o animal que foi alvejado pelos policias na tentativa de recuperar o corpo de Adam, e sem a certeza de que foi o mesmo animal responsável pelo incidente.

As praias na região estão fechadas e a polícia e a guarda costeira estão monitorando a região de helicoptero na tentativa de rastrear os tubarões.

Os ataques de tubarões em águas neozelandesas são raros, tendo sido registrados apenas 14 casos desde 1830, em 99% dos casos os tubarões ignoram a presença humana na água, mas infelizmente algumas vezes acontecem acidentes onde o animal se engana e efetua uma mordida investigatória o que na maioria das vezes pode ser fatal em se tratando de um tubarão branco com mais de 3 metros.

Esperamos que esse incidente seja um fato isolado e que as autoridades Neozelandesas não iniciam uma caça as bruxas, conhecimento e prevenção são os melhores ingredientes para se evitar esse tipo de incidente.

About The Author