Os cuidadores do Jardim Zoológico de Londres (Zoological Society of London) começaram sua rotina matinal de limpeza e café nos recintos dos gorilas quando testemunharam uma cena comovente: a fêmea Mjukuu entrou em trabalho de parto.
Em apenas 17 minutos, às 9h34 do dia 17 de janeiro, ela deu à luz ao filhote que carregava por aproximadamente oito meses e meio. Mjukuu cuidadosamente segurou o recém-nascido, demonstrando seus instintos maternais ao limpá-lo e examinar seu corpo. Posteriormente, permitiu que Kiburi, o pai, e os jovens Alika e Gernot, que compartilham o mesmo recinto, se aproximassem para conhecer o novo membro.
Kathryn Sanders, gerente da seção de primatas do zoológico, compartilhou: “Começamos nosso dia normalmente – servimos o café da manhã aos gorilas e iniciamos nossas rotinas de limpeza. Quando chegamos aos fundos de seus recintos, notamos que Mjukuu estava começando a se esticar e agachar – um sinal claro de que ela estava em trabalho de parto”.
O nascimento de um Gorila-das-planícies-ocidentais (ou Gorila-ocidental-das-terras-baixas; nome científico: Gorilla gorilla gorilla) é motivo de grande celebração, pois essa subespécie está criticamente ameaçada de extinção.
More
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing
Ancient Temple in Turkey May Hold the Oldest Calendar in Human History