A Ilha das Galés pertence à Reserva Marinha do Arvoredo e fica próxima ao município de Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O local é uma reserva marinha e só é permitido o mergulho para pesquisadores, possui grande variedade de peixes, incluindo garoupas e robalos.
No local existe um navio cargueiro afundado, que se tornou um criadouro natural de peixes para a região. O cargueiro Lily afundou no dia 17 de outubro de 1957. Ele fazia o roteiro Rio de Janeiro/Santa Catarina e, durante um nevoeiro, bateu contra as rochas. Confira algumas espécies encontradas na região e fotografadas durante mergulho do biólogo Alcides Dutra, presidente do Instituto Larus, no dia 30 de outubro:
O paguro é um crustáceo que habita uma concha que herdou de algum molusco. Ele a utiliza para proteção e troca a concha quando a atual fica muito pequena, segundo informações passadas pelo Instituto Larus.
O peixe paru, também conhecido como peixe-frade, costuma nadar em pares. Segundo informações passadas pelo Instituto Larus, quando jovem, o peixe faz serviço de limpeza, removendo parasitas e pele morta de outras espécies. Este ao lado é um filhote, e pode ser chamado também de Paruzinho.
As arraias podem ser encontradas em todas as águas tropicais do Oceano Atlântico. No Brasil, ocorrem mais frequentemente no Sudeste e Sul do país. Elas ficam, normalmente, no fundo de estuários e baías, apesar de serem capazes de nadar grandes distâncias em mar aberto.
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods