HomeHomeEventos

I ENCONTRO SULBRASILEIRO DE MERGULHO TÉCNICO

Cobertura ADEX 2018, segundo dia
Cobertura fotográfica da festa de 6 anos da Divemag

No final de semana entre os dias 16 e 17 de março acontecerá em Curitiba um evento repleto de conhecimento, técnicas, imagens e boas histórias sobre o mergulho técnico. Com um formato muito simples, vao contar com palestras de gente muitíssimo boa e debates sobre os distintos temas

DIAS 16 E 17 DE MARÇO DE 2019

Veja a programação do Encontro:

DATA|HORÁRIOS|PALESTRANTETEMA
16/038:30 as 09hGOST | CBMPRAbertura
16/0309 as 10hReinaldo AlbertiO Mergulho Técnico Atual
16/0310 as 11hCarlos SalernoCondicionamento Físico e Nutrição para o  Mergulho Técnico
16/0311 as 12hIrene DemetrescuRiscos e Manejo de Acidentes em Mergulhos Técnicos
16/0314 as 15hRobin LooseA Ferramenta Mergulho Técnico no Mergulho Científico
16/0315 as 16hDaniel MillikovskyO Mundo dos Rebreathers
16/0316 as 17hMarcelo CamposO “Fator Humano” e seus Riscos em Atividades de Mergulho
16/0317 as 18hMESA REDONDAO Mergulho Técnico e o Mergulho de Segurança Pública
17/0309 as 10hSergio Rhein SchiratoA Importância da Padronização dos Equipamentos em Times de Mergulho Técnico
17/0310 as 11hKadu PinheiroOs Desafios da Fotografia em Mergulhos Técnicos
17/0311 as 12hDEBATEUm bom papo e tira dúvidas sobre tudo que foi dito nas palestras
17/0312hEncerramentoAlmoço de Confraternização

Inscrições antecipadas – até o dia 12 de março

– R$ 60,00 (inclui entrada no evento, camiseta especial e almoço de confraternização no domingo)

COMO SE INSCREVER

– mande um e-mail para acquanauta@acquanauta.com.br ou um whats para (41) 99761-6923.

– informe (obrigatoriamente): NOME COMPLETO, E-MAIL, CELULAR E TAMANHO DA CAMISETA (P, M, G ou GG).

– pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito aqui na Acquanauta – ou depósito na conta abaixo (enviar comprovante com os dados):

CONTA ACQUANAUTA UNIPRIME

SUA INSCRIÇÃO É SOMENTE CONFIRMADA QUANDO HOUVER A EFETIVAÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA.

Como chegar em Curitiba:

A maneira de chegar por avião e na busca nos sites da cias aéreas é o Aeroporto Afonso Pena, com o código CWB. Há voos diretos das principais capitais do país.

Curitiba é uma cidade com bons hotéis a ótimos preços, especialmente nos finais de semana. Não temos para o evento nenhum “hotel oficial”, mas por uma questão de logística, recomendamos estes dois, perto da Acquanauta:

– HOTEL INTERCITY CENTRO CÍVICO – https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-curitiba/hotel-intercity-curitiba-centro-civico/24/#hotel

– HOTEL BRISTOL CENTRO CÍVICO – http://www.bristolhoteis.com.br/hotel,CentroCivico 


Os palestrantes e seus Temas:

DANIEL MILLIKOVSKY – ARGENTINA DIVING – BUENOS AIRES

VAI FALAR SOBRE “O MUNDO DOS REBREATHERS”

Daniel é mergulhador desde 1993, membro “lifetime” (NAUI #30750L) e Instrutor de merguho há 20 anos, Course Director Trainer e Technical Instructor Examiner para formação de mergulhadores e Instrutores Extreme Exposure para circuito aberto e rebreathers. Instructor Trainer DAN e Instrutor NAUI-DAN de primeiros socorros. NAUI Representative Territorial para a Argentina. Mergulhador NAUI Cave II.

Apaixonado pelo ensino de mergulho recreativo e técnico, tem ministrado cursos e realizado conferências na Espanha, Estados Unidos, Bonaire, Colombia, Brasil e Argentina.

Coproprietário da Argentina Diving em Buenos Aires, Centro de Desenvolvimento de Carreira de Mergulho Técnico na Argentina, dedicado a educação e treinamento de excelência. Tem como objetivo em seu Centro introduzir um modelo de treinamento de mergulho moderno e eficiente para as novas gerações. Convencido de que o método NTEC para mergulho recreativo e técnico é a melhor e mais segura opcão, incorporou esta filosofia holística a todos os cursos há mais de 20 anos, com excelentes resultados, sendo os pioneiros em seu país convencido de uma nova projeção de crescimento para os novos Instrutores de mergulho que vem se formando em seu Centro de Treinamento.

Também se dedica a distribuição de equipamentos de mergulho de marcas líderes e na organização de viagens de mergulho a diversos destinos do mundo.


KADU PINHEIRO – KADU PINHEIRO PHOTOGRAPHY AND DESIGN – SÃO PAULO

VAI FALAR SOBRE “OS DESAFIOS DA FOTOGRAFIA NO MERGULHO TÉCNICO”

Kadu é fotógrafo submarino, editor da revista eletrônica DIVEMAG (divemag.com) e staff da Scuba Diving Magazine. Desde 2004, sua missão é explorar o mundo, principalmente abaixo da linha d’água, revelando novos horizontes e compartilhando o seu olhar – seja através de imagens, artigos, livros, sites e todas as formas de comunicação.

“Com meu trabalho, busco a compreensão dos momentos, mais do que retratar uma realidade nua e crua. A fotografia tem o poder de levar luz para onde há a escuridão, de congelar emoções. Cada imagem carrega o olhar do fotógrafo e também a interpretação de quem a vê. Em minha jornada, tento capturar o melhor das paisagens, dos objetos, dos animais e das pessoas que retrato. Busco a magia escondida em cada cena. Para mim, fotografar é eternizar momentos únicos e perpetuar sentimentos.”

Mergulhador técnico, é especialista em fotografia em cavernas e participou de explorações no México e Belize. Suas fotos e vídeos já ilustraram matérias do The New York Times, Yahoo, Daily Mail e outros grandes veículos de comunicação mundiais. Entre os momentos mais reconhecidos de sua carreira, está a participação em matéria da National Geographic sobre a conexão do maior sistema de cavernas alagadas do mundo, Sac Actum e Dos Ojos, no México, com direito a foto de mandíbula de gonfotério (grande animal pré-histórico, ancestral dos elefantes).

Kadu é instrutor de mergulho recreativo e de fotografia submarina pela NAUI e pela IANTD. Ministra workshops e cursos de fotografia submarina por todo o Brasil e pelo mundo, em parceria com a Bluewater Photo. É patrocinado pela Aquatica Digital (caixa estanque) e pela Hollis (equipamentos de mergulho)

Lugares de destaque em que já mergulhou: Cocos Island, Galápagos, Malpelo, Revillagigedo, Seychelles, Egito, Arábia Saudita, Omã, Belize, México, Cuba, Bonaire, Curaçao, Tobago, Roatán, Bahamas, Estados Unidos e Indonésia.


REINALDO ALBERTI – ACQUANAUTA CENTRO DE MERGULHO – CURITIBA

VAI FALAR SOBRE “O MERGULHO TÉCNICO ATUAL” E SERÁ O MEDIADOR DOS DEBATES

Reinaldo é Engenheiro com Mestrado em Tecnologia pela UFPR, MBA em Turismo pela Unibrasil. Mergulhador desde 1987 e Instrutor de Mergulho desde 1992, é proprietário da Acquanauta Centro de Mergulho, que fundou em 1994, em Curitiba. Seu desenvolvimento como Instrutor de Mergulho passou pelas seguintes Agências Certificadoras Internacionais: CMAS – Confederatoin Mondiale dês Activities Subaquatiques (Instrutor 3 Estrelas / Treinador de Instrutores) # M3-041, NAUI / NAUI TEC – National Association of Underwater Instructor (Course Director e Technical Instructor Examiner # 22.962L), PDIC – Professional Diving Instructor Corporation (Instructor Trainer) # 97.627, IANTD – International Association of Nitrox and Technical Divers (Instructor Trainer # 568), TDI / SDI – Technical Diving International / Scuba Diving International (Instrutor Especialista e Técnico # 15.246), PADI – Professional Association of Diving Instructor (instrutor Especialista # 258.806). Na área de Primeiros Socorros, Emergências Médicas, Mergulhos de Resgate, Uso de Oxigênio em Acidentes de Mergulho e Desfibrilação Precoce, é Instrutor pelas seguintes agências: ASHI – American Safety and Health Institute (Instructor Trainer # 22.962), NSC – National Safety Council (Instrutor # 1029489) e DAN – Divers Alert Network (Instructor Trainer# 9757)

A instrução para mergulhos técnicos se tornou um de seus principais interesses, especialmente pela sua paixão pelo mergulho e ensino de mergulho em naufrágios. Foi aprender o máximo sobre mergulho técnico descompressivo e em cavernas para ser um melhor mergulhador e instrutor desta especialidade. Mas claro, achou outros dois grandes desafios e paixões, o mergulho fundo e descompressivo, e o mergulho em ambientes com teto. Não parou mais e hoje é um dos mais dedicados no ensino do mergulho técnico. Atualmente é Technical Instructor Examiner (formador de Instrutores) da NAUITEC para todos os níveis de treinamento de circuito aberto de mergulhos descompressivos, e para os cursos CAVE I e II,  Wreck Advanced e Wreck Advanced Penetration, e Sidemount recreativo e técnico, da agência. É também mergulhador CCR (Rebreather) das máquinas Poseidon MK7, Hollis Prims2 e Kiss Sidekick.

Mergulhou em mares, cavernas e naufrágios, como mergulhador e instrutor recreativo e técnico em diversos pontos do Brasil e do mundo: Santa Catarina, Ilhabela, Ilha Grande e Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Guarapari, Abrolhos, Salvador, Maceió, Recife e Fernando de Noronha. Fora do país: Barbados, Mar Vermelho (em mais de uma rota distinta), Sudão e Florida. Cavernas (e minas) no Brasil, no México e nos Estados Unidos. Também conheceu e mergulhou em naufrágios em Cozumel, Bonaire, Indonésia, Cuba, San Andrés, Croacia e Malta, entre outros. Por isso, outra atividade que se dedica muito é levar mergulhadores a todos os cantos do mundo, especialmente se por lá houverem naufrágios e boas cavernas.


SERGIO RHEIN SCHIRATO – GUE BRASIL – SÃO PAULO

VAI FALAR SOBRE “A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS EM TIMES DE MERGULHO TÉCNICO”

Sérgio tem mais de 20 anos de experiência em bancos de investimento e gestão de recursos, é o Managing Director e fundador da Daemon Investimentos, empresa com mais de US$ 5bi em ativos sob gestão. É Instrutor de mergulho desde 1998 e o único Instrutor GUE – Global Underwater Explorers – ativo no Brasil.

É graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica, Sao Paulo – Brasil, com MBA Excutivo em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – “IBMEC” (atualmente Insper), além de Mestre em Finanças conjuntamente pela New York University – Stern School of Business,  London School of Economics e HEC, tem Pós-Graduação em Matemática Aplicada e é Pesquisador e doutorando pelo Laboratório de Energética e Fisiologia Teórica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – USP. Neste doutourado suas áreas de pesquisa totalmente relacionadas com a atividade de mergulho são a aplicação de redes neurais estruturadas através de funções de bases-radial em modelos fisiológicos, sistemas dinâmicos e modelos descompressivos. Suas pesquisas já renderam as publicações científicas: Heart rate variability changes as an indicator of decompression related physiological stress, UHM 2018, VOL. 45, NO. 2, e Decompression: Revisiting Old Assumptions, Quest Magazine Winter 2019, Vol. 20.1

Possui mais de 3.000 mergulhos, sendo qualificado como GUE Fundamentals / Rec Instructor, GUE Tech, GUE Cave, GUE DPV, GUE Rebreather Diver, além de PADI Open Water Instructor e NSS Full Cave Diver.


ROBIN HILBERT LOOSE – MARBRASIL CIÊNCIA & MERGULHO / PROJETO REBIMAR

VAI FALAR SOBRE “O MERGULHO TÉCNICO COMO FERRAMENTA NO MERGULHO CIENTÍFICO”

Robin é Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pelo Centro de Estudos do Mar – Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente Coordenador Geral do PROGRAMA REBIMAR (Recuperação da Biodiversidade Marinha). Coordenador de Logística e Operações Náuticas na Associação Mar Brasil, Diretor da MarBrasil Ciência e Mergulho com atuação em Mergulho Científico com Rebreather e atuação no Projeto Maricultura em Mar Aberto, Projeto Currais, Projeto Toninhas, Projeto PreInv e Projeto BIOGEO ParNaMar. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR UEPG(2001).

Mergulhador há 23 anos com foco na conservação da biodiversidade marinha , é mergulhador Rebreather e Instrutor de Mergulho NAUITEC dos cursos Intro to Tech, Técnicas Descompressivas, Helitrox e Trimix e Instrutor Trainer pela NAUI (National Association of Underwater Instructors).

Instrutor da equipe  Acquanauta Centro de Mergulho. Trabalhou 2 anos como Instrutor na Atlantis Divers em Fernando de Noronha. Experiências em viagens internacionais há 15 anos, em ilhas do Caribe, Mar Vermelho, Maldivas e Austrália.


DR. DANIEL MARCELO CAMPOS, MD – ARGENTINA DIVING – BUENOS AIRES

VAI FALAR SOBRE “O FATOR HUMANO E SEUS RISCOS EM ATIVIDADES DE MERGULHO”

Marcelo é Secretário Científico e Tecnológico da Associação de Anestesia, Analgesia e Reanimação de Buenos Aires (AAARBA), a qual já presidiu inclusive. É Diretor da cadeira de Médico Especialista em Anestesiologia da Universidade de Buenos Aires e Presidente do 44o. Congresso Argentino de Anestesiologia. É também Médico Hiperbárico e Staff Médico da Argentina Diving.

É Assistant Instructor NAUI (#53443), Mergulhador NAUITEC Trimix e CCR. Como anestesiologista e mergulhador técnico é extremamente apaixonado pela fisiologia do mergulho técnico e dos rebreathers (que na realidade é uma “máquina de anestesia”), especialmente o manejo dos gases que usamos no mergulho.  Viaja o mundo há mais de 12 anos para mergulhar, em destinos como Truk Lagoon, Maldivas, Palau, muitas ilhas do Caribe, Cohiba, Mar de Cortês, além de distintos pontos do Pacífico.

Junto com o Daniel, tem viajado pela América do Sul, incluindo o Brasil, dando palestras sobre temas ligados a Medicina do Mergulho, como PFO, Mal Descompressivo, Qualidade em Avaliações Médicas e nos brindará com o tema que trata de “habilidades não mergulho”, conhecido atualmente como “fator humano de risco”, trazendo da medicina e da aviação exemplos aplicáveis em qualquer tipo de mergulho, e em especial no Mergulho Técnico.


CARLOS SALERNO GONÇALVES – PLANETA MERGULHO – PORTO ALEGRE

VAI FALAR SOBRE “CONDICIONAMENTO FÍSICO E NUTRIÇÃO PARA MERGULHO TÉCNICO”

Carlinhos é formado em Educação Física pela UFRGS, especialista em Fisiologia do Exercício e concluiu diferentes cursos em Treinamento Funcional, Pilates, Crossfit e outras metodologias.

É instrutor de mergulho desde 1995, tendo se tornado mergulhador aos 17 anos. Trabalhou em Bombinhas, Florianópolis e Fernando de Noronha, e desde 2002 é instrutor da Planeta Mergulho de Porto Alegre.

Como mergulhador tem grande fascínio pelo mergulho em cavernas e também pelo mergulho em naufrágio. Sua atração pelo mergulho em cavernas o levou a formação como CAVE DIVER – NSS, como mergulhador TRIMIX NAUITEC e também em 2003 a realizar na Lagoa Misteriosa (Mato Grosso do Sul) um mergulho aos 100 metros de profundidade.

Depois disso seu interesse por essa área do mergulho cresceu ainda mais e hoje, além de Open Water Scuba Instructor PADI, Master Scuba Trainer PADI e instrutor de outras especialidades, é também Trimix Instructor DSAT. Nos últimos anos conduziu diferentes cursos de mergulho técnico e recreacional, tendo realizado mergulhos em Santa Catarina, Recife, Bonito, Bonaire, Galápagos, Polinésia Francesa, Cuba, México e outros locais.

Ao mesmo tempo em que se interessou pelo mergulho técnico percebeu a importância do condicionamento físico e da alimentação sobre a saúde e o mergulho. Durante os anos de 2008 e 2009, enquanto se preparava para a Maratona de Paris de 2010, teve uma lesão no pé. Tendo dificuldade para tratá-la acabou conhecendo a corrida com os pés descalços e toda a abordagem evolutiva que a embasa. Notou como usar a abordagem evolutiva sobre o condicionamento físico e saúde é capaz de trazer resultados incríveis e acabou fazendo uma grande mudança no seu estilo de vida. Mudança que gerou alterações muito positivas sobre ele mesmo e muitos de seus alunos.

“Acredito que o conhecimento não é propriedade de nenhuma profissão e sim daquele que o busca”. Com esse conceito em mente ele criou o Método Evolutivo, que é a aplicação da abordagem evolutiva sobre três pilares (atividade física, alimentação e sono) visando saúde e condicionamento físico.

É autor de dois blogs, o www.artecscuba.blogspot.com.br e www.metodoevolutivo.com/blog onde escreve sobre os temes relacionados com as suas duas áreas de atuação profissional. E tem muito interesse nos temas que envolvem estilo de vida, condicionamento físico, alimentação e suas influências sobre o mergulho técnico e recreacional.


IRENE DEMETRESCU – DAN BRASIL – BRASÍLIA

VAI FALAR SOBRE “RISCOS E MANEJO DE ACIDENTES EM MERGULHOS TÉCNICOS”

Irene é formada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de  Campinas e mergulhadora desde 2006. É Instrutora PADI (Professional Association of Diving Instructors) e Instrutora de Mergulho Adaptado pela HSA (Handicapped Scuba Association). Foi sócia da Escola de Mergulho Sailing & Diving em Campinas SP.

É a Presidente da Associação DAN Brasil (Divers Alert Network), a maior Associação de mergulhadores do planeta voltada completamente para Segurança no mergulho. Organizou pela DAN Brasil o 1o. Workshop sobre Acidentes Fatais no Brasil em 2012, e desde então atua na coleta dados das fatalidades que ocorrem com brasileiros recorrente de mergulho autônomo e mergulho livre. É organizadora dos cursos de “Medicina Hiperbárica e Subaquatica DAN em português” desde 2011, e também como Presidente da DAN Brasil, lançou o programa de cursos da DAN em português em 2018.

Irene irá falar pra gente sobre a importância da segurança e da preparação dos mergulhadores técnicos antes de seus mergulhos descompressivos e em ambientes com teto.


“O MERGULHO TÉCNICO E O MERGULHO DE SEGURANÇA PÚBLICA”

Será uma mesa redonda aberta no final do dia de sábado direcionada para Mergulhadores de Segurança Pública, entre Bombeiros, Policiais de diferentes forças, e Instrutores de Mergulho para falar sobre as possibilidades e as experiências com o Mergulho Técnico no Mergulho de Segurança Pública. Aos agentes que se enquadram nestes critérios estão sendo enviadas as informações mais específicas deste tema.


Temos recebido a ajuda de muita gente boa neste evento. Confira quem está confirmado até agora (se clicar na imagem será direcionado para o site do parceiro) :

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0