Há 25 anos o mundo conhecia Dolly, primeiro animal clonado

Em 1997, o anúncio da clonagem bem-sucedida da ovelha Dolly deu início a uma revolução científica. Pesquisas com células-tronco obtiveram grandes avanços, e vários outros animais foram clonados – incluindo de estimação.

Vinte e cinco anos atrás, uma ovelha chamada Dolly foi apresentada ao mundo como o primeiro mamífero clonado, a partir de uma célula somática adulta. O experimento explodiu nos noticiários em todo o mundo em fevereiro de 1997. Ele mudou o mundo da pesquisa com células-tronco – e num nível mais pessoal, manteve vivo o instituto que sediou o experimento.

“De um ponto de vista pessoal, uma das coisas mais importantes que resultaram de Dolly foi a sobrevivência do instituto de pesquisa em que trabalho”, afirma, rindo, o pesquisador Alan Archibald, que fez parte do experimento de 1996, apoiado pelo Instituto Roslin, do Reino Unido.

“Estávamos sofrendo cortes do governo. E o dinheiro que ganhamos com a venda da propriedade intelectual de Dolly nos manteve funcionando até que achássemos fontes alternativas de renda”, completa o especialista, em entrevista à DW.

Fonte: https://www.dw.com/pt-br/h%C3%A1-25-anos-o-mundo-conhecia-dolly-primeiro-animal-clonado/a-60874225

About The Author