Já pensou poder conhecer e explorar as belezas de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas sem sair de casa? Agora você pode, já que os dois locais acabam de ganhar o Street View do Google Maps. Com apenas um clique você pode ver e acompanhar golfinhos, arraias, tartarugas marinhas, tubarões, trilhas, praias, falésias e muito mais que estes dois patrimônios mundiais da UNESCO têm a oferecer.
As imagens foram coletadas durante uma expedição de 12 dias pelo arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco e localizado a 545 km de distância de Recife, e também pelo Atol das Rocas, que faz parte do Rio Grande do Norte e se localiza a 264 km de distância de Natal, capital do estado. Os registros foram feitos tanto em terra quanto no fundo do mar, sendo essas as primeiras imagens submarinas do Street View no país.
Para as imagens feitas em terra, a principal ferramenta utilizada foi o Trekker, que é uma mochila equipada com uma supercâmera de 15 lentes no topo. Com ela nas costas, os operadores mapearam quilômetros de trilhas, tanto nas areias das praias isoladas quanto no meio da mata. Já para as vias mais urbanizadas, as imagens foram captadas com um buggy, popular nas areias das praias do país.
De acordo com Tomás Nora, engenheiro do Street View responsável pelo post no blog Google Brasil, eles trouxeram os mergulhadores do Caitlin Seaview Survey, um projeto australiano especializado em monitorar corais marinhos. “O resultado é um lindíssimo conjunto de imagens panorâmicas que revela a usuários de qualquer lugar do mundo as paisagens famosas e os cantinhos remotos de um dos mais bem preservados ecossistemas do Brasil”, declara Nora.
Deanna Yick, gerente de programa do Street View e reposnsável pelo post no blog do Google, sugere que a “viagem” por Noronha comece pela Cacimba do Padre, praia famosa pelo surf e pôr-do-Sol.
Depois, siga seu caminho para a Baía dos Porcos. Este trecho é famoso pela vista do “Dois Irmãos”, duas grandes formações rochosas subindo do mar.
Em seguida, que tal mergulhar do topo do Buraco do Inferno? Também conhecido como “Buraco do Diabo”, essa formação rochosa é famosa em Noronha pelos mergulhos.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global