Pesquisadores alertaram nesta segunda-feira que o golfinho-branco chinês, mais conhecido como golfinho rosa por sua cor, corre o risco de desaparecer das águas de Hong Kong se medidas urgentes não forem tomadas contra a contaminação e outras ameaças.
Sua população em Hong Kong caiu de 158 em 2003 para 78 em 2011, com uma nova diminuição prevista para o ano de 2012, afirmou a Sociedade de Conservação dos Golfinhos de Hong Kong.
“Cabe ao governo e a casa cidadão de Hong Kong defender os golfinhos. Corremos o risco de que desapareceram se não tomarmos ações conjuntas”, declarou o presidente da sociedade, Samuel Hung.
Os especialistas consideram que a população desta espécie diminuíram de forma considerável nos últimos anos pela pesca, o aumento do tráfico marítimo, a contaminação da água e o desenvolvimento costeiro.
Os golfinhos brancos chineses, únicos por sua cor rosa, são uma variedade genética do golfinho-corcunda-indopacífico, uma espécie ameaçada, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Este mamífero foi a mascote oficial em 1997, quando o Reino Unido devolveu a colônia à China.
More
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo
Oarfish Reappears in California, Reviving Beliefs About Its Link to Natural Disasters