
É apenas uma questão de tempo até que a Terra seja atingida novamente por uma tempestade solar. Em 1859, o planeta já viveu o maior registro do tipo: foi o Evento Carrington. Na ocasião, telégrafos de todo o mundo pararam de funcionar. Hoje em dia, uma tempestade dessas poderia causar danos aos sistemas elétricos e de comunicação em todo o mundo.
O que são tempestades solares?
Vale explicar que essas tempestades ocorrem quando uma grande bolha de gás superaquecido, conhecida como plasma, é ejetada da superfície do sol e atinge a Terra. A bolha é chamada de ejeção de massa coronal.
O plasma é uma nuvem de prótons e elétrons (partículas eletricamente carregadas) que, ao atingirem a Terra, interagem com o campo magnético que circunda o planeta. Isso faz com que o campo magnético se deforme e enfraqueça, aumentando as chances de os fenômenos naturais acontecerem.
Tempestades solares ou geomagnéticas são capazes de desencadear grandes quantidades de raios cósmicos na atmosfera, que, por sua vez, produzem carbono-14, um isótopo radioativo de carbono Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/03/22/como-uma-forte-tempestade-solar-pode-derrubar-internet-e-redes-eletricas.htm

More
70-Million-Year-Old Dinosaur Egg Found Intact in Patagonia
Rare Comet Traveling Through the Solar System Could Be Older Than the Sun
Thousands of Crabs Turn Christmas Island Into a Red Spectacle