Norte-americano quer repetir a façanha nos outros quatro oceanos; é a primeira vez que uma pessoa consegue descer aos 8.376 metros da Fossa de Porto Rico
O comerciante e explorador submarino Victor Vescovo, de 53 anos, é o primeiro ser humano a atingir o ponto mais fundo do Oceano Atlântico. Ele chegou aos 8.376 metros de profundidade da Fossa de Porto Rico, localizada na fronteira entre o Mar do Caribe e o Atlântico.
“Nossa profundidade de ignorância sobre os oceanos é bastante dramática”, disse o norte-americano ao jornal The Guardian. “Quatro dos oceanos nunca tiveram um ser humano indo a seus fundos. Na verdade, nós nem sabemos com grande certeza onde está o fundo deles.”
Vescovo usou um transporte construído sob medida para a tarefa — que durou cerca de duas horas e meia . Trata-se do Limiting Factor (“Fator Limitante”, em tradução literal para português), um submarino que pesa 11,2 toneladas, tem um casco de titânio de 9 centímetros de espessura e custou US$ 48 milhões (aproximadamente R$ 178 milhões na atual conversão).
O explorador quer mais. Além de pertencer ao (relativamente) seleto grupo de pouco mais de 60 pessoas que escalaram até o topo dos picos mais altos dos sete continentes, inclusive o Everest, e trilharam nos polos Norte e Sul, Vescovo pretende chegar ao fundo dos outros quatro oceanos do planeta.
A próxima parada já está confirmada: ele vai explorar a Fossa Sandwich do Sul, entre e Antártica e a América do Sul.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution