Um paraíso do mergulho, com águas que mesclam tons intensos de verde e azul, tão claras que a visibilidade excede 100 metros abaixo da superfície. O cenário lembra Caribe, mas se trata de um lugar a milhares de quilômetros dali.
Localizada na Islândia, a 45 minutos da capital, Reykjavik, a Lagoa de Silfra é um dos lugares mais frios do mundo para mergulhar. A temperatura da água, de apenas 2°C, não desencoraja os turistas que vão até lá para lá.
Nadar ou mergulhar por lá é um pequeno choque para a pele, mas uma experiência incrível para os olhos. A surpreendente claridade, e talvez a vontade de desbravar águas subárticas, transformaram Silfra em um lugar popular para esse esporte normalmente associado com lugares tropicais.
Outro atrativo é o turista poder contar para os amigos que nadou entre dois continentes. Silfra é uma fissura que fica em Thingvellir, um vale que foi formado à medida que as placas tectônicas continentais da Europa e da América do Norte lentamente se separaram.
Para quem pratica snorkel, a atividade em Silfra dura de 30 a 40 minutos. Mais do que isso e a água gelada passa a machucar o rosto. As roupas especiais cobrem tudo, menos a face e as mãos.
Mas a parte mais fria da jornada é na superfície. Não há ambientes para trocar de roupa, e é preciso ir até um estacionamento onde venta bastante.
Outra desvantagem é a escassa vegetação e os poucos peixes que nadam nas águas transparentes. Mergulhadores que apreciam a abundante vida aquática e a palheta de cores dos corais de outros lugares às vezes reclamam dessa lacuna de Silfra.
Banheiro para vikings
Thingvellir tem também importância histórica para os islandeses. Clãs de vikings escolheram o vale para celebrar suas assembleias anuais a partir do ano 930, formando o primeiro parlamento do mundo.
Nessa época, as águas do lugar tinham uma função bem menos atrativa: eram usadas como banheiro pelos vikings.
O vale é parte de uma rota quase obrigatória pelo “Círculo Dourado” de maravilhas naturais do país, que inclui ainda a cachoeira de Gullfoss e o campo termal de Geysir.
Fonte G1
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution