Caverna vertical chinesa toma o lugar da “Dean’s Blue Hole”, nas Bahamas, que era considerada até agora a mais profunda do mundo.
Depois de quase um ano de investigação, um grupo de cientistas chineses confirma que o “Dragon Hole”, no Mar do Sul da China, é o maior buraco azul do mundo.
Melhor descrita como uma “caverna subaquática ou vertical”, a formação natural tem pouco mais de 300 metros de profundidade e 130 metros de diâmetro (à entrada). Os habitantes locais chamam-na o “olho” do Mar do Sul da China, estando localizada junto a um grande recife de coral nas ilhas Xisha, também conhecidas como ilhas Paracel.
Segundo reporta o New China, foram encontradas 20 espécies de peixes e outros organismos marinhos no nível superior do sumidouro submarino, já que, para lá dos 100 metros, o nível de oxigênio é bastante baixo, tornando improvável a existência de vida nessas regiões.
O “Dragon Hole” (também conhecido como “Longdong”) destrona, assim, o “Dean’s Blue Hole” em Long Island, nas Bahamas, até agora considerado o buraco azul mais profundo do mundo.
Xy Zhifei, vice-presidente da câmara de Sansha, já anunciou que a cidade tem preparadas medidas para proteger, estudar e explorar a caverna subaquática. “Lutaremos pela proteção deste legado natural deixado pela Terra”, declarou.
More
Fossil Found in Brazil Reveals the Oldest Known Ant Species
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing
Ancient Temple in Turkey May Hold the Oldest Calendar in Human History