Uma expedição recente nas profundezas do oceano na Zona Clarion-Clipperton (CCZ), localizada no Pacífico Central, revelou uma série de criaturas bizarras, incluindo porcos-do-mar, pepinos-do-mar transparentes e outras formas de vida incomuns. Esta região tem despertado o interesse dos pesquisadores devido à sua biodiversidade única e ao seu potencial para atividades de mineração.
- A expedição foi realizada como parte do projeto SMARTEX, que busca entender melhor o ecossistema da região e como seus diferentes elementos interagem entre si.
- Financiado pelo Conselho de Pesquisa Ambiental Natural (NERC, na sigla em inglês), o projeto contou com o apoio do Centro Nacional de Oceanografia.
- As criaturas estudadas pelos pesquisadores habitam as profundezas do oceano, entre 4 e 5 mil metros de profundidade. Liderada por Adrian Glover, pesquisador de águas profundas do Museu de História Natural de Londres (NHM), a expedição utilizou câmeras para capturar imagens dessas estranhas criaturas que habitam a região. Entre elas estão os pepinos-do-mar transparentes, conhecidos como unicumber, e o peixe rattail, uma das poucas espécies de vertebrados que habitam essas profundidades. De acordo com o biólogo marinho Regen Drennan, muitas das criaturas capturadas provavelmente representam novas espécies para a ciência. Mesmo que algumas delas já tenham sido avistadas anteriormente, ainda não foram formalmente descritas, como é o caso do porco-do-mar rosa.
More
Incredible Discovery in Antarctica: 1.2-Million-Year-Old Air Bubbles May Uncover Ice Age Mysteries
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies