Descoberta uma cidade submersa de 5.000 anos na Capadócia, Turquia

Uma cidade subterrânea parcialmente submersa e estimada em cerca de 5.000 anos foi descoberta por equipes da prefeitura tentando determinar a causa das inundações em várias casas no distrito de Avanos, na província central de Nevsehir, na Turquia, localizada no coração da região histórica da Capadócia.

Proprietários de cerca de 15 casas no município de Çalış, em Avanos, que é habitado por 2.200 pessoas, informaram ao município local que suas casas estavam enchendo de água e não conseguiam descobrir por que ou de onde a água estava vindo.

As equipes do município começaram a descarregar água das casas enquanto procuravam a causa da inundação, usando máquinas pesadas para abrir as entradas de um túnel fechado há décadas e há muito tempo esquecido pelos habitantes locais. Depois de entrar mais no túnel, tripulações e moradores locais encontraram uma cidade subterrânea parcialmente coberta de água limpa, que causou a inundação, e viram que as casas estavam situadas bem em cima das salas e túneis da cidade inundada.

Exames iniciais revelaram que a cidade subterrânea tinha três andares e era composta de casas, túneis e lugares de culto que se estendiam por cinco quilômetros, além de uma pequena figura humana que se acredita ser um ícone.

Foto de DHA

As partes da cidade subterrânea mais próximas da superfície estavam sendo usadas pelos habitantes locais como um abrigo de animais até o início do século 20, mas depois abandonadas por eles. Alaaddin Sarıtaş, um local de Çalış, disse à Agência de Notícias Demirören que a cidade subterrânea foi redescoberta 25 anos atrás, quando uma criança caiu dentro do túnel, mas suas entradas foram cobertas com terra para evitar mais acidentes.

Contos locais se referiam à cidade subterrânea como Gir-Gör, que se traduz em inglês como “Enter and See”.

A cidade subterrânea está localizada a cerca de 80 km das famosas cidades subterrâneas de Cappadocia, Derinkuyu e Kaymaklı.

O prefeito de Çalış Kazım Yılmaz disse à Agência Anadolu que a cidade subterrânea cobre cerca de 1,2 milhão de metros quadrados. “Aqueles que estiveram lá no passado disseram ter cerca de 600 metros por 2 quilômetros de tamanho”, disse ele, acrescentando que a análise técnica por arqueólogos é necessária para revelar suas origens e dimensões exatas.

É impossível limpar os escombros e esvaziar a água através de meios do município, disse Yilmaz, acrescentando que eles vão se inscrever no conselho de proteção de propriedades culturais para que o local seja registrado como um local histórico e pedir a ajuda do Ministério da Cultura para abrir o local. cidade subterrânea ao turismo.

O prefeito observou que o nível do solo da cidade subterrânea estava cheio de terra que entrava pela entrada principal e cerca de dois metros de comprimento.

Yilmaz acrescentou que havia dois outros locais perto do município, que se acredita serem grandes cidades subterrâneas.

Sarıtaş disse que havia estrangeiros que chegaram ao município com mapas tentando encontrar a cidade subterrânea perdida, mencionando uma fonte de “água de cura” e “o banho de César”.

Foto de AA

Ahmet Yilmaz, um morador local, também disse que costumava rastejar pelos túneis quando criança e chegar a uma área que contém quartos.

O núcleo da região histórica da Capadócia, atualmente abrangendo os distritos de Ürgüp, Göreme e Avanos de Nevşehir e o distrito de Güzelyurt de Aksaray, está localizado no meio de uma área vulcânica anteriormente ativa no centro da Anatólia. Além de suas icônicas chaminés de fadas e outras formações rochosas naturais ao longo de milhões de anos, as rochas vulcânicas macias da área permitiram que os humanos construíssem casas, locais de culto, edifícios comerciais e até mesmo cidades, tornando a região um dos primeiros locais continuamente habitados do mundo.

A região, famosa por suas vinícolas em clima semi-árido e solo vulcânico, atraiu os maiores estados da época, incluindo os hititas, frígios, persas, romanos, bizantinos, seljúcidas e otomanos. Foi também uma das primeiras regiões a adotar o cristianismo e sobreviver de processos por meio da construção de cidades e assentamentos clandestinos.

Apesar dos assentamentos históricos existentes e do contínuo interesse arqueológico na região, acredita-se que a Capadócia contenha inúmeros locais e artefatos históricos a serem descobertos.

A região é um hotspot de turismo com hotéis boutique e passeios de balão de ar quente e tem visto um aumento significativo no número de turistas nos últimos anos, especialmente do Japão e da China.

About The Author