A Autoridade Marítima de Segurança australiana (AMSA) confirmou nesta sexta-feira que o despejo de óleo da embarcação Solomon Trader que começou no dia 04 de fevereiro na ilha de Rennell, o arquipélago mais ao sul das Ilhas Salomão continua sem controle e quase uma centena toneladas de petróleo derramado se aproximam lentamente do recife de coral de East Rennell, o maior já cultivado, e declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

O Solomon Trader estava carregando bauxita quando encalhou na baía de Kangava depois de ser atingido por ondas fortes. O navio, com 225 metros de comprimento, carrega uma carga inteira desse mineral e 600 toneladas de óleo pesado. A substância adere às rochas como goma de mascar e deve ser limpa à mão, daí a lentidão das tarefas de limpeza.

O vazamento ainda não chegou ao recife, mas as autoridades já avisaram que é necessário acelerar as tarefas de limpeza para evitar o que seria uma catástrofe ecológica, porque o navio pode acabar dividido em dois.
“O impacto desse vazamento de petróleo terá um efeito devastador sobre o meio ambiente, e sobre o povo de Rennell,” de acordo com o embaixador da Austrália nas Ilhas Salomão, Rod Brazier.
Veja animação de imagem de satélite capturada pela @planetlabs:
De acordo com o The Guardian , a empresa que fretou o navio, Bintan Mining Solomon Islands Limited, continua a extrair bauxita na área com outros cargueiros cujos hélices gigantes ” estão espalhando o óleo ainda mais”, de acordo com as fontes do jornal.
Fizemos todo o possível para coordenar e ajudar o armador e as tarefas de resgate”, disse o diretor executivo da empresa, Fred Tang, à rede australiana ABC.
Hoje, o Governo das Ilhas Salomão ainda não obrigou a empresa a cessar as suas operações “e nada parece indicar que eles vão tomar uma decisão imediata sobre eles ou medidas de emergência em geral para conter o derramamento”, de acordo com fontes locais.
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Over 800 New Marine Species Discovered in Global Expedition