
(Foto: Reprodução)
A Darpa (Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Defesa) estuda usar o fundo do mar como armazém para as forças navais norte-americanas. O plano é colocar cápsulas com mantimentos e outros tipos de suprimentos no fundo do mar. Quando algum navio em trânsito precisar de reabastecimento, basta resgatar a capsula.
Do ponto de vista estratégico, o projeto pode garantir mais tempo para as manobras das forças navais dos Estados Unidos. Com recursos armazenados no oceano, as embarcações não precisariam retornar aos portos no meio de uma viagem para serem reabastecidas.
Atualmente a Darpa está analisando propostas externas de como resolver alguns dos desafios tecnológicos do projeto. O principal deles é o desenvolvimento de materiais que possam resistir por muito tempo às pressões do fundo do mar e que se mostrem capazes de sobreviver sem danos ao alto índice de corrosão da água salgada. Outro problema é a comunicação com algo no fundo do mar, uma vez que a água, muito mais densa que o ar, é uma barreira difícil de se transpor para ondas de rádio.
More
Rapid Growth of Artificial Intelligence Raises Concerns Among U.S. Researchers
Spectacle at Sea: Humpback Whale Spotted at Barra Beach Marks the Start of the Migration Season off Rio’s Coast
The Warning Signal from Clownfish About the Health of Our Oceans