Um alarmante episódio de branqueamento de corais está assolando o mundo devido às temperaturas excepcionalmente altas dos oceanos, alertou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos nesta segunda-feira (15).
Pela segunda vez em uma década, os recifes de corais em todo o mundo estão enfrentando um grave fenômeno de descoloração, resultante do aumento das temperaturas da água. Partes da Grande Barreira de Corais, na Austrália, estão sob ameaça iminente de colapso.
Embora o branqueamento possa levar à morte dos corais, é um processo reversível. Se as temperaturas diminuírem e outros fatores de estresse, como a pesca predatória e a poluição, forem controlados, os corais afetados têm chance de sobreviver.
Este fenômeno preocupante foi observado em todas as regiões tropicais, com destaque para o Brasil, Flórida (sul dos Estados Unidos), Caribe e Pacífico Tropical Leste. Além disso, a Grande Barreira de Corais, considerada o maior sistema de recifes do mundo e visível do espaço, foi duramente atingida. O mesmo aconteceu em vastas extensões do Pacífico Sul, Mar Vermelho e Golfo.
“A maior ameaça para os recifes de corais em todo o mundo é a mudança climática. A Grande Barreira não está imune a isso”, afirmou a ministra australiana do Meio Ambiente, Tanya Plibersek, no mês passado.
More
The Shocking Record of Greenland’s Ice Melt: Huskies ‘Walking on Water’
The Brave Lionfish Hunters of the Caribbean
Over 800 New Marine Species Discovered in Global Expedition