Um dos maiores habitats da Terra pode ver sua rica diversidade de vida reduzida até o final do século devido à crise climática.
A zona mesopelágica do oceano, também chamada de “zona crepuscular”, está localizada entre 200 metros a 1.000 metros abaixo da superfície.

A região marinha, que representa aproximadamente um quarto do volume do oceano, abriga bilhões de toneladas métricas de matéria orgânica e parte da biodiversidade mais impressionante da Terra, apesar de estar fora do alcance da luz solar.
A zona crepuscular é também um habitat crucial para a vida marinha que mergulha em busca de presas, como tubarões, ou peixes-lanterna que se escondem na zona crepuscular durante o dia e nadam até à superfície para se alimentarem à noite.
Novas pesquisas alertam que a crise climática pode reduzir a vida na zona crepuscular entre 20% e 40% até o final do século. E se as emissões de gases de efeito estufa continuarem, os pesquisadores estimam que a vida na região oceânica pode ser severamente esgotada em 150 anos – e a recuperação pode não ser possível por milhares de anos.
Fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/crise-climatica-pode-reduzir-vida-marinha-a-1-km-de-profundidade-em-40-ate-o-final-do-seculo/
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing