A Prefeitura de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro, pretende controlar o acesso de visitantes à Ilha Grande, um dos principais pontos turísticos da região. A ideia é que se tenha um cadastro para as pessoas que chegam à vila da Abraão, principal local de embarque e desembarque de turistas que visitam a ilha.
O controle de acesso deve começar a funcionar em t
estes no início do próximo verão. A Turisangra, órgão de fomento ao turismo da prefeitura local, já está desenvolvendo o sistema de cadastro.
O objetivo é evitar o desgaste da infraestrutura de saneamento e energia elétrica da vila, além de controlar o fluxo para praias em área de proteção ambiental.
“O fluxo intenso de pessoas na alta temporada está desgastando a infraestrutura local e por isso estamos pensando em controlar o acesso”, afirmou o presidente da Turisangra, Carlos Alberto Gibrail Rocha Filho.
De acordo com Rocha Filho, atualmente 4.000 pessoas moram na vila de Abraão, mas a ocupação atinge 12.000 pessoas por dia em períodos como Réveillon e Carnaval. Rocha Filho disse não ter ainda o número ideal para visitantes na vila.
Abraão é o “centro” logístico da Ilha Grande. O local recebe embarcações que saem de quatro pontos da região. De lá, turistas embarcam em traineiras para visitar as principais praias da ilha. A vila é onde há a maior concentração de bares, restaurantes e pousadas.
“É difícil controlar a quantidade de pessoas que chega à Abraão justamente por conta de saírem barcos de diferentes lugares para lá”, disse.
A praia de Aventureiro, na parte sul da Ilha Grande, já tem controle de acesso em funcionamento desde 2011. O visitante precisa se cadastrar um centro de informações físico em Angra dos Reis para poder ir ao local.
A lotação máxima de Aventureiro é de 560 pessoas. A praia fica a uma hora de barco de Abraão e não possui pousadas, bares ou restaurantes. Apenas campings, com pouca luz elétrica, funcionam na praia.
“Queremos estender o programa de Aventureiro para Abraão, mas para isso precisamos aperfeiçoar o modelo de cadastro, que ainda não é digital”, explicou Rocha Filho.
More
Wreckage Found in Kenya Could Belong to Vasco da Gama’s Ship
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo