Um grupo de cientistas apresentou novas evidências que apoiam a teoria de que a vida complexa na Terra pode ter surgido 1,5 bilhão de anos antes do que se acreditava. A equipe, que realizou pesquisas no Gabão, encontrou indícios em rochas que sugerem a presença de condições ambientais favoráveis à vida animal há 2,1 bilhões de anos.
No entanto, esses organismos parecem ter sido confinados a um mar dentro de um continente, incapazes de se espalhar pelo planeta e eventualmente desaparecendo. Essas descobertas desafiam o consenso científico atual, que estabelece o surgimento da vida animal há aproximadamente 635 milhões de anos.
Os pesquisadores examinaram rochas em torno das formações para verificar a presença de substâncias como oxigênio e fósforo, essenciais para sustentar a vida. O professor Ernest Chi Fru, da Universidade de Cardiff, liderou a equipe internacional de cientistas.
Em entrevista à BBC, Chi Fru explicou que, se sua teoria estiver correta, esses organismos antigos poderiam ser semelhantes a bolores limosos, organismos unicelulares que se reproduzem por esporos. No entanto, o professor Graham Shields, da University College London, que não participou do estudo, expressou ceticismo.
“Não sou contra a ideia de que havia nutrientes elevados há 2,1 bilhões de anos, mas não estou convencido de que isso levaria à diversificação e formação de vida complexa”, disse Shields, sugerindo a necessidade de mais evidências.
Chi Fru argumenta que sua pesquisa contribui para a compreensão dos processos de surgimento da vida na Terra. “Estamos dizendo: veja, há fósseis aqui, há oxigênio, isso estimulou o surgimento dos primeiros organismos vivos complexos”, explicou ele. “Observamos o mesmo processo que existiu no período Cambriano, há 635 milhões de anos – nossa pesquisa apoia essa ideia. Isso nos ajuda a entender, em última análise, de onde viemos.”
A descoberta é um passo importante para reavaliar a história da vida na Terra e compreender melhor os mecanismos que permitiram o desenvolvimento de organismos complexos em nosso planeta.
More
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism
World War II Submarine Found in the Aegean Sea After 81 Years of Disappearance