Ambientalistas da organização WWF colocaram uma câmera no casco de uma tartaruga-marinha e registraram um passeio pela Grande Barreira de Corais, na Austrália, do ponto de vista do réptil.
O equipamento foi instalado com a ajuda de pesquisadores da Universidade de Queensland. O objetivo do projeto é chamar a atenção para o impacto que a poluição tem provocado no ecossistema, considerado ameaçado.
Cerca de 6 mil espécies vivem na região, que enfrenta as consequências da mudança climática, da má qualidade da água que chega de terra firme, assim como a ameaça das estrelas-do-mar.
Segundo o Instituto de Ciência Marinha da Austrália, a Grande Barreira de Corais registrou uma redução de 50,7% na cobertura original entre 1985 e 2012. O conjunto de corais cobre uma área de 345 mil km², sendo o maior ecossistema de recifes de corais do mundo.
Em 2013, o próprio governo australiano reconheceu oficialmente a degradação da área, que tem estado classificado atualmente como “medíocre” e que a Unesco ameaça incluir na lista de áreas em perigo.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global