ALEXANDRIA, Egito — Arqueólogos anunciaram a descoberta dos restos de três navios naufragados na costa de Alexandria, no Egito. As embarcações foram datadas do período romano, a cerca de 2 mil anos, e entre os artefatos descobertos estão parte de uma estátua de cristal de um prestigiado general e três moedas com a efígie o primeiro imperador romano.

Os pesquisadores acreditam que a cabeça da estátua de cristal retratava o general romano Marco Antônio, mais conhecido por seu relacionamento com a rainha Cleópatra, imortalizado na obra de William Shakespeare “Antônio e Cleópatra”. Após o assassinato de Júlio César, em 44 a.C., Antônio formou, ao lado de Marco Emílio Lépido e Caio Otávio, o Segundo Triunvirato, que derrotou os liberatores, o grupo responsável pelo assassinato de César.
Após a vitória, a trinca foi desfeita e Antônio, no Egito com Cleópatra, se envolveu numa guerra com Caio Otávio, e acabou sendo derrotado. Em 30 a.C., cometeu suicídio, acreditando que Cleópatra havia se matado. As três moedas encontradas nos destroços trazem a imagem do vencedor Caio Otávio, nomeado em 27 a.C. como Augusto, o primeiro imperador romano, filho adotivo e herdeiro de Júlio César.

Além das peças romanas, foi encontrado um artefato representando o deus egípcio Osíris, um dos mais populares do Antigo Egito, relacionado com a vida após a morte. Segundo Mostafa Waziri, que dirige o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, indícios apontam para a existência de uma quarta embarcação naufragada no local.
Os destroços foram descobertos na baía da província de Abu Qir, no Mar Mediterrâneo, que concentra numerosos sítios arqueológicos dos períodos pré-helenístico, helenístico e romano. Em 2000, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu as cidades submersas de Thonis-Heracleion e Menouthis.
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing