Uma baleia jubarte viajou cerca de 5 mil km com a coluna quebrada, em uma viagem de quase três meses, entre a costa oeste do Canadá e o Havaí. Batizado de Moon (lua, em inglês), o cetáceo corre risco de morte, de acordo com a organização sem fins lucrativos BC Whales.
Moon foi fotografada por um drone em 7 de setembro no litoral canadense. Em 1° de dezembro um outro registro foi feito, desta vez, na ilha do Oceano Pacífico. As duas imagens mostram a coluna da baleia em formato de um “S”.
Os pesquisadores da BC Whales acreditam que a baleia se machucou após colidir com uma embarcação. A suspeita é de que o animal esteja sentindo dor e que ele morra em breve.
— Sem o uso da cauda, ela estava literalmente fazendo o nado de peito para fazer essa migração. É absolutamente incrível. Mas também parte o coração — disse Janie Wray, CEO da BC Whales, ao “The Guardian”.
Fonte: https://oglobo.globo.com/um-so-planeta/noticia/2022/12/baleia-jubarte-faz-viagem-de-5-mil-km-com-a-coluna-quebrada-e-corre-risco-de-morte.ghtml
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution