Uma baleia encalhou e morreu na Praia Grande, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. O animal foi encontrado por um casal que passeava na praia, na manhã desta segunda-feira (3). De acordo com a bióloga Marta Kremer, o animal é uma fêmea adulta da espécie cachalote, mede cerca de 14 metros e pesa entre 20 e 25 toneladas.
De acordo com a bióloga, que é coordenadora do Projeto Toninhas, da Universidade da Região de Joinville (Univille), é raro o aparecimento desta espécie em áreas próximas da costa. “Ela costuma viver em águas profundas, a mil metros de profundidade. Isso significa cerca de 200 km da costa de Santa Catarina, por exemplo. Então, viva ou morta, é muito raro ela aparecer”, explicou ela.
Na tarde desta segunda-feira (3), biólogos da Univille, com a ajuda de máquinas da Prefeitura da cidade, retiraram o animal da água. O objetivo é remover a baleia inteira e levá-la de caminhão até o campus da Universidade, para fazer uma necropsia. “Não há nenhuma característica aparente que possa explicar a morte. Por isso, vamos analisar aspectos como alimentação, reprodução, contaminação e outras características, para entender o que aconteceu”, afirma Marta. Caso não seja possível transportá-la, a coleta de amostras será feita na praia.
Ainda conforme a bióloga, após a necropsia, os ossos serão retirados e depositados em uma coleção da Univille. O restante do corpo será enterrado.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution