Arqueólogos descobriram nesta semana vestígios de civilização no leito do Mar Egeu, perto da costa da ilha grega de Delos. Apelidada de “uma pequena Pompeia submarina”, as ruínas foram encontradas a uma profundidade de apenas dois metros da superfície.
Ao encontrar os indícios, os pesquisadores da Fundação de Pesquisa Nacional Helênica e da Arqueologia Submarina Ephorate imaginaram que tratava-se de um antigo porto. No entanto, após uma série de mergulhos, o grupo descobriu que os destroços pertenciam a uma oficina de cerâmica semelhante às descobertas em Pompeia e Herculano.
O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que os restos de um forno e 16 vasos de terracota também foram encontrados. Vestígios de outras construções também foram encontrados no local, que parece ter entrado em colapso antes de ter se escondido debaixo da água.
A ilha de Delos é um dos sítios mitológicos, históricos e arqueológicos mais importantes da Grécia. Leito de nascimento de Apolo e Artemis, o local recebe atualmente grande número de pesquisas de arqueólogos, e muitos dos artefatos descobertos são colocados em exposição no Museu Arqueológico de Delos e no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Lá foram encontrados, por exemplo, a Casa de Cleópatra e o Templo de Ísis.
More
Menino de 5 Anos Quebra Acidentalmente Jarro de 3.500 Anos em Museu de Israel
Aríete de Bronze Utilizado por Romanos em Batalha Naval é Descoberto na Itália
Aumento de CO2 em 50% nos Últimos 250 Anos Agrava Aquecimento Global