
Dois por cento dos aparelhos de pesca em todo o mundo são perdidos a cada ano nos oceanos, tornando-se uma ameaça para o ecossistema e toda a vida marinha por décadas. Os números são de impressionar: 13 bilhões de anzóis e 16 milhões de quilômetros de linha abandonados, segundo um estudo publicado na revista científica Science.
Mantido esse ritmo de perdas, dentro de 65 anos, haverá redes de pesca suficientes no mar para cobrir todo o planeta. As novas descobertas, dizem os pesquisadores, podem ajudar as organizações de conservação e pesca a acompanhar seu progresso na proteção dos mares contra equipamentos perdidos. Redes, cabos, linhas de nylon e amarrações, em sua maioria feitos de plásticos, demoram séculos para se degradar.
Com isso, centenas de milhares de animais morrem a cada ano devido à captura não intencional em redes de pesca abandonadas e outros equipamentos, daí o nome “pesca fantasma”. Essas estimativas cobrem apenas a pesca comercial e não incluem a quantidade de linha de pesca e outros materiais perdidos pela pesca recreativa.
Fonte: https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2022/10/17/ameaca-fantasma-a-vida-13-bilhoes-de-anzois-e-16-milhoes-de-quilometros-de-linha-de-pesca-sao-perdidos-a-cada-ano-nos-oceanos.ghtml

More
♻️ Recycling Space Debris Could Be the Key to Keeping Earth’s Orbit Safe
Juice Probe Captures Images of Active Interstellar Comet 3I/ATLAS, Suggesting Possible Double Tail
Largest Collection of Fossilized Carnivorous Dinosaur Tracks Ever Found Surprises Scientists in Bolivia