Abundância de peixes em áreas protegidas é 4 vezes maior do que em outros lugares

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que a população de peixes em áreas protegidas marinhas (MPAs ou Marine Protected Areas) é mais abundante quando comparada à do habitat externo.

Os pesquisadores usaram tecnologia de hidroacústica para descobrir que a população de peixes era quatro vezes mais abundante no Parque Nacional Cabo Pulmo protegido no México do que as regiões fora dela. A nova descoberta aponta para um novo método mais econômico para avaliar a população de peixes.

Cabo Pulmo, México, Foto: Kadu Pinheiro

Pesquisadores utilizaram ondas sonoras produzidas por equipamentos hidroacústicos montados em barcos. Vários métodos, como os transectos e a varredura da coluna de água em filas, foram empregados para que a pesquisa determinasse que a densidade de peixes, a biomassa total e o tamanho dos organismos individuais eram maiores dentro da MPA.

Octavio Aburto, um ecologista marinho da Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, disse: “dirigentes e autoridades em muitos países gastam muitos recursos financeiros na avaliação de áreas protegidas marinhas. Os resultados deste trabalho demonstram que é possível usar tecnologias acústicas para gerar informações sobre os recursos marinhos dentro das MPAs de forma mais rápida e menos dispendiosa, reduzindo os custos para os governos na conservação do oceano “.

Os residentes locais de Cabo Pulmo criaram o parque marinho de 71 quilômetros quadrados em 1995 para proteger as águas em que pescavam.

O estudo publicado na revista Scientific Reports afirmou que a MPA protegia a população de peixes de frotas que operavam além de seus limites. Os pesquisadores do Scripps realizaram vários estudos em Cabo Pulmo desde 2002, e mergulhadores conduzem o censo visual subaquático da vida marinha costeira para a Scripps e outras organizações.

Jack Egerton, pesquisador da Universidade do Texas, disse: “Ambas as áreas protegidas hidroacústicas e marinhas estão bem estabelecidas, mas é novidade usar o primeiro para avaliar o último. Através disso, conseguimos ver o quão importante o parque nacional Cabo Pulmo é para a população de peixes na área “.

Embora os levantamentos hidroacústicos sejam mais rentáveis ​​do que os censos visuais subaquáticos, o último método ajudaria na informação específica da espécie. O método acústico poderia, no entanto, superar problemas como os limites de profundidade do mergulhador e a visibilidade da água.

No entanto, também descobriu-se que a abundância de animais em recifes era cerca de 50 vezes maior do que na água fora da MPA.

About The Author