Quase 50 baleias encalham no litoral do Chile

Foto por Nexofin / Twitter
Foto por Nexofin / Twitter

20 baleias não resistiram e morreram, outros 26 cetáceos encalhados foram devolvidos ao mar por pescadores locais, cientistas e autoridades.

 

Vinte falsas orcas morreram após encalhe nesta tarde de domingo (26) no Estreito de Magalhães, no sul do Chile, de acordo com o Serviço Nacional de Pesca. Vinte e seis outros animais foram com sucesso devolvidos ao mar graças aos esforços de pescadores locais, cientistas e das autoridades.

Um grupo de quase 50 falsas orcas, também conhecidas como orcas negras, foi descoberto por pescadores locais no domingo em torno de 16:00, as baleias foram encontrados presas na praia de Caleta Susana, no Estreito de Magalhães. A praia, cerca de 1.800 quilômetros ao sul de Santiago, é de difícil acesso por terra e mar.

Os pescadores alertaram a Marinha, que ajudou a salvar as falsas orcas, que tem 5 metros de comprimento e podem pesar entre 600 kilos  á mais de uma tonelada. Eles se juntaram a peritos do Instituto Antártico Chileno (INACH), Centro de Estudos do Quaternário (CEQUA), Universidad de Magallanes e do Serviço Nacional de Pesca e Aquicultura (Sernapesca).

“As razões pelas quais as 46 baleias encalharam na praia permanecem obscuras”, disse Jorge Sierpe Gallardo, diretor Sernapesca na Região de Magalhães. “No entanto, estamos pensando em duas possibilidades. É provável que os cetáceos foram à procura de comida e seguiram um cardume de peixes, acabando por se perder, mas a outra possibilidade é que algumas baleias assassinas as perseguiram. Os pescadores locais garantiram ter visto alguns delas na área no mesmo dia.”

As autoridades e os cientistas ainda estão no campo para determinar as causas oficiais do acidente e proteger a zona.

“A Marinha e Sernapesca estão acompanhando o litoral, a fim de evitar que outros grupos de cetáceos se aproximem da costa, antes de saber as razões precisas do encalhe”, disse Gallardo. “Mas o que aconteceu é muito comum em nossa região, é um fenômeno natural contra o qual os seres humanos não podem fazer muito.”

O episódio mais recente de encalhe na região ocorreu em 1989, em Loma Valla, ao longo da costa The First Narrows. Naquele dia, entre 102 e 115 animais ficaram encalhados.

Sierpe Gallardo garantiu a Sernapesca que os cadáveres das 20 baleias mortas só serão usados para fins científicos.

Fonte: Santiago Times

About The Author