Admirada, sinônimo de praia e oceanos, a estrela-do-mar é um animal marinho inofensivo e misterioso. Com cerca de 2 mil espécies diferentes, podemos encontrá-la em uma variedade de cores, formas e tamanhos, ainda que a maioria delas possua cinco braços.1. Estrela-do-mar não é um peixe
1. Estrela-do-mar não é um peixe
Tem mar no nome, é encontrada nos oceanos, um de seus nomes em inglês remete ao animal aquático (starfish), mas a estrela-do-mar não é um peixe, já que lhe faltam uma série de características típicas. Sem nadadeiras ou caudas para se mover ou impulsionar, elas se movimentam utilizando pés ambulacrários, cujo movimento se assemelha bastante ao caminhar.
2. Possuem dois estômagos
A alimentação da estrela-do-mar ocorre a partir da entrada no centro de seu corpo, como se fosse uma espécie de boca. Nosso animal marinho posiciona essa parte de sua estrutura em cima da presa e começa a ingeri-la. Dali, o alimento passa pelo esôfago e por dois estômagos.
3. Existem 2.000 espécies
Vivendo em climas frios e quentes mundo afora, é possível encontrar aproximadamente 2 mil espécies de estrelas-do-mar. Vivem desde a costa até as profundezas abissais e habitam apenas as águas salgadas.
Sua incidência é maior nas zonas Indo-Pacíficas e tropicais. Apesar da quantidade, existem características bem definidas que as mantêm na mesma família, a de equinodermos: são invertebradas, possuem sistema esquelético, tegumento, simetria e sistema ambulacrário.
Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/121507-7-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-estrela-do-mar.htm
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution