Orcas ‘dão show’ em Ilhabela

Litoral norte de São Paulo entrou para o mapa da passagem de baleias pelo Brasil

​Um grupo de pelo menos sete orcas, entre filhotes e adultos, foi avistado no sul do arquipélago de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, na última sexta-feira, 10/8. Elas surgiram no canal de São Sebastião por volta das 15h e nadaram em frente à praia do Curral até o anoitecer.

Três horas antes, uma baleia de espécie não identificada já havia sido avistada na mesma região. Ela entrou no canal às 12h30 e depois circulou pela rota das balsas que fazem a travessia entre Ilhabela e o continente, seguindo sentido Ubatuba.

Grupo de orcas, animal da mesma família dos golfinhos, é avistado em Ilhabela na tarde desta sexta-feira (10)

Fotos: Manuel Albaladejo|Instituto Argonauta, 10.ago.18

Segundo Manuel da Cruz Albaladejo, biólogo e coordenador da base de estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião, que acompanhou as orcas, o grupo parece ser o mesmo que apareceu em Ilhabela nos últimos dois anos. “Em 2017 elas chegaram no dia 1º; em 2016, foi no dia 20; neste ano, dia 10 de agosto.”

Ele disse que foi possível observar um macho adulto, fêmeas adultas e alguns filhotes. “Mas somente teremos certeza da quantidade, se havia juvenis entre eles, e outros dados quando analisarmos melhor as imagens que captamos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.