Tradição nas Ilhas Faroe promove matança de diversas baleias-piloto

Animais são encurralados em baía e mortos por moradores, águas ficam vermelhas de sangue; tradição anual foi herdada dos vikings.

Os fatos:

(Foto: Andrija Ilic/Reuters)

Uma tradição anual nas Ilhas Faroe, território pertencente à Dinamarca, promoveu nesta terça-feira (5) a matança de diversas baleias-piloto (Globicephala melaena)
Descendentes dos vikings, os moradores das Faroe mantêm a prática do ‘Grindadrap’ (‘caça a baleias’, no dialeto local) há vários séculos.
Os animais são encurralados e mortos em uma baía perto de Sandur, na ilha Sandoy.
A carne de baleia-piloto já foi uma importante fonte de alimentação nas ilhas. Após a pesca, a carne não é comercializada, e sim distribuída na comunidade.
No ano passado, a matança bateu recorde. Foram 220 animais mortos, maior número registrado até então no que é localmente considerado um evento.

Reflexão: Nos dias de hoje com a quantidade de informação e nível cultural das pessoas esse tipo de evento deveria ser banido das práticas culturais de qualquer nação ou povoado, até quando em nome de tradições bárbaras esse tipo de coisa vai continuar acontecendo ? protestos, e críticas públicas em escala mundial não foram suficientes para parar com essa matança…o que será necessário para que isso pare ?

(Foto: Andrija Ilic/Reuters)

About The Author