Aproximadamente 170 trilhões de partículas de plástico contaminam os oceanos, um dado alarmante que motiva a reunião de 175 países na próxima semana, no Canadá, para discutir medidas no combate à poluição marinha. Esta será a quarta rodada de negociações do tratado mediado pela ONU, com foco em abordar todo o ciclo de vida do plástico, desde sua produção até sua eliminação.

Foto: Ron Lach/Pexels / Canaltech

A ONU mantém uma visão otimista, acreditando que é viável reduzir a poluição por plásticos em 80% até 2040. No entanto, para alcançar esse objetivo, será necessária uma mobilização significativa por parte dos países participantes.

O encontro do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC) está marcado para ocorrer em Ottawa de 23 a 29 de abril. O objetivo é estabelecer um acordo global e juridicamente vinculativo até o final de 2024.

A escolha da data não é coincidência: as negociações se iniciam logo após o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, como forma de conscientizar a população sobre a situação ambiental do planeta.

Além disso, a quinta rodada de negociações já está agendada para acontecer de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2024, em Busan, na Coreia do Sul.

O projeto teve início em 2022, destacando a necessidade de uma maior colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, desenvolver capacidades e promover a cooperação científica.

Ao anunciar o projeto, a própria ONU reconheceu sua importância, descrevendo-o como o “acordo multilateral ambiental mais significativo desde o acordo de Paris”, visto como um “seguro” para as gerações atuais e futuras lidarem com o problema do plástico nos oceanos.

O tratado visa estabelecer pontos de intervenção ao longo do ciclo de vida do plástico, incluindo a possibilidade de limitar a produção primária de polímeros plásticos.

About The Author