O governo estadual de Western Australia libera pesca de tubarões brancos para "salvar" surfistas

Foto: dailymail.co.uk

E o absurdo acontece novamente, decisão polêmica do governo estadual de Western Australia libera pesca de tubarões brancos para “salvar” surfistas

O governo estadual de Western Australia liberou a pesca de tubarões brancos com a desculpa de “salvar” surfistas. A pesca e o abate foram liberados para animais que tiverem mais de quatro metros de comprimento. Segundo o  secretário da pesca do estado Western Australia, Norman Moore, essa medida emergencial foi tomada para tentar amenizar o número de ataques a surfistas no litoral australiano. Somente nos últimos dez meses foram cinco vítimas fatais.

Moore alega que o número de animais aumentou de maneira descontrolada por conta da proteção total dos tubarões ao longo dos últimos 20 anos na costa australiana. Sem a pesca, tampouco existem predadores para controlar a população da espécie.

A última vítima do ataque dos tubarões foi o surfista Ben Linden, de 24 anos. No sábado passado, 24, ele foi dado como desaparecido quando se divertia próximo da cidade de Perth, na parte oeste da Austrália. Por ter sido dilacerado, apenas parte dos restos mortais do jovem foi encontrada.

Protestos

A decisão do secretário Moore gerou o descontentamento de ambientalistas. A representante da Sociedade de Vida Selvagem da Austrália Ocidental, Janita Enevoldsen, se manifestou por meio da imprensa local criticando. Para ela, “esta não é a solução adequada”.

Um dos cientistas responsáveis pelo Aquário de Sidney, Marin Garwood, endossou a crítica de Janita, colocando em dúvida a existência de uma relação direta entre o aumento do número de tubarões e os ataques, porque “não existem estatísticas confiáveis a respeito”.

Para Garwood, os últimos ataques, na verdade, “evidenciam que são os seres humanos que andam frequentando novas áreas marinhas, em lugares antes pouco conhecidos e despovoados”.

Mais uma vez provando que o homen está invadindo o espaço e usurpando o direito de viver dessas criaturas.

About The Author