A NASA negou, na noite de quarta-feira (12), a existência de qualquer emergência médica na Estação Espacial Internacional, após o vazamento de um áudio que sugeria o contrário.
O áudio, que rapidamente se espalhou pela internet, registrava uma conversa entre astronautas e a equipe da NASA na Terra, indicando que o comandante da tripulação no espaço estava apresentando sintomas de doença descompressiva. A gravação incluía instruções como: “Se pudermos colocar o comandante de volta em sua roupa, fechá-la para tratamento hiperbárico. Antes de fechar, feche a viseira e pressurize a roupa”, seguido por um pedido para verificar o pulso do astronauta.
Em resposta ao alvoroço causado pelo áudio, a NASA publicou um comunicado em sua conta oficial no X (antigo Twitter), onde fornece atualizações sobre a Estação Espacial Internacional. A agência esclareceu que o áudio vazado era, na verdade, parte de um treinamento e foi erroneamente transmitido como se fosse uma situação real.
“Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento, na qual membros da tripulação e equipes terrestres treinam para diversos cenários no espaço, e não está relacionado a uma emergência real. Naquele momento, os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional estavam em seu período de sono. Todos permanecem saudáveis e seguros”, explicou a NASA no comunicado.
Essa declaração reafirma que não houve qualquer incidente real na Estação Espacial Internacional e que todos os astronautas a bordo estão bem. A NASA continua monitorando a saúde e a segurança de sua tripulação, garantindo que quaisquer informações divulgadas sejam precisas e devidamente verificadas.
More
Wreckage Found in Kenya Could Belong to Vasco da Gama’s Ship
Octopuses Burn More Energy Changing Color Than Humans Do While Running
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand