A NASA negou, na noite de quarta-feira (12), a existência de qualquer emergência médica na Estação Espacial Internacional, após o vazamento de um áudio que sugeria o contrário.

O áudio, que rapidamente se espalhou pela internet, registrava uma conversa entre astronautas e a equipe da NASA na Terra, indicando que o comandante da tripulação no espaço estava apresentando sintomas de doença descompressiva. A gravação incluía instruções como: “Se pudermos colocar o comandante de volta em sua roupa, fechá-la para tratamento hiperbárico. Antes de fechar, feche a viseira e pressurize a roupa”, seguido por um pedido para verificar o pulso do astronauta.
Em resposta ao alvoroço causado pelo áudio, a NASA publicou um comunicado em sua conta oficial no X (antigo Twitter), onde fornece atualizações sobre a Estação Espacial Internacional. A agência esclareceu que o áudio vazado era, na verdade, parte de um treinamento e foi erroneamente transmitido como se fosse uma situação real.
“Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento, na qual membros da tripulação e equipes terrestres treinam para diversos cenários no espaço, e não está relacionado a uma emergência real. Naquele momento, os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional estavam em seu período de sono. Todos permanecem saudáveis e seguros”, explicou a NASA no comunicado.
Essa declaração reafirma que não houve qualquer incidente real na Estação Espacial Internacional e que todos os astronautas a bordo estão bem. A NASA continua monitorando a saúde e a segurança de sua tripulação, garantindo que quaisquer informações divulgadas sejam precisas e devidamente verificadas.
More
Incredible Encounter: World’s Largest Shark Spotted in Ilhabela (SP)
Fossil Found in Brazil Reveals the Oldest Known Ant Species
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time