O cineasta James Cameron anunciou nesta terça-feira (26) a doação do submarino Deepsea Challenger, que ele usou em 2012 para bater um recorde de profundidade, ao Instituto Oceanográfico Woods Hole, com o objetivo de acelerar as pesquisas nas partes mais abissais dos oceanos.
Cameron, atualmente dedicado à pré-produção de uma sequência do seu sucesso “Avatar”, disse esperar que a doação à instituição de Massachusetts popularize a tecnologia submarina que ele ajudou a desenvolver.
Numa entrevista telefônica com a agência de notícias Reuters, por ocasião do primeiro aniversário do seu mergulho de 11 quilômetros de profundidade no Oceano Pacífico, o premiado cineasta disse que os cientistas já identificaram mais de 60 novas espécies, inclusive bactérias, a partir do material visual que ele trouxe.
O diretor de “Titanic” e “Avatar” espera que um filme em 3D sobre esse mergulho chegue aos cinemas no segundo semestre.
“Eu poderia deixar o submarino no meu barracão, mas isso não fará bem a ninguém enquanto eu estiver fora para fazer os (novos filmes da série) ‘Avatar’ nos próximos anos”, disse ele. “Quero que essa tecnologia fique por aí, e que seja dinâmica e adaptativa.”
More
More Than 30 Pilot Whales Rescued in New Zealand
Whale Shark Spotted for the Second Time in Espírito Santo
Oarfish Reappears in California, Reviving Beliefs About Its Link to Natural Disasters