O Instituto Chico Mendes multou duas pessoas que molestaram filhotes de tubarão na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Um deles é morador da ilha e o outro é parente de um morador. Os acusados tiraram os animais da água, e ficaram “brincando” com os filhotes da espécie limão, o que é considerado um crime. Cada infrator terá que pagar uma multa de cinco mil reais. “Nós autuamos os acusados e vamos remeter o caso para o Ministério Público Federal para abertura de processo”, infirmou Eduardo Macedo, coordenador de Proteção do Parque Nacional Marinho.
Segundo o coordenador, a infração é um risco também para os acusados. “O tubarão poderia reagir, morder a pessoa. O que aconteceu, de fato, foi um ataque de ser humano ao tubarão”, avaliou Eduardo Macedo. “ Os filhotes procuram Noronha porque se sentem seguros aqui. Desta forma, o homem acaba representando uma ameaça a espécie”, declarou.
O pesquisador de tubarões, Leonardo Veras, concorda com a opinião do coordenador do Parque. “Isso é um absurdo. Os animais estão acostumados com um relacionamento amistoso com as pessoas na ilha. O tubarão deve ser visto, nunca tocado” indicou o especialista. Veras informou que este é o período de reprodução da espécie limão, por isso os filhotes são visto com mais facilidade e chegam próximos a areia.
Leonardo acredita que a tendência é que o número de tubarões cresça em Fernando de Noronha. “Permanecendo as medidas de preservação que estão sendo adotadas na ilha, o número de filhotes só deve se multiplicar”, disse. “Eu acredito que em dez anos Noronha vai se transformar na ilha dos tubarões”, previu o pesquisador
Fonte: Blog Viver Noronha
More
New Species of Giant Crustacean Named After Darth Vader
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies