Um grupo de cientistas descobriu, graças à ajuda de uma ferramenta de Inteligência Artificial, as primeiras palavras de um dos Manuscritos de Herculano, que faz parte de uma série de papiros que foram carbonizados e enterrados após a erupção do Monte Vesúvio, na Itália, durante o ano 79 d.C.. Esta descoberta permitiria, segundo os especialistas, duplicar a biblioteca de textos antigos .
Esta obra abriu um precedente na história contemporânea, pois durante 2.000 anos foram feitas tentativas de leitura do conteúdo daqueles pergaminhos, mas, devido à sua fragilidade, ninguém conseguiu obter uma palavra dali. Graças ao desenvolvimento de um programa com inteligência artificial, foram decifradas as primeiras linhas de um manuscrito único.
Os protagonistas deste evento são Luke Farritor, da Universidade de Nebraska, nos EUA, e Youssef Nader, da Universidade de Berlim, que, após a proposta promovida em março pelo professor da Universidade de Kentucky, Brent Seales, conhecida como Desafio do Vesúvio, a dupla de estudantes reconheceu de forma independente algumas das cartas do manuscrito.
Fonte:https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/noticia/2023/10/17/texto-de-manuscrito-de-2-mil-anos-e-desvendado-por-inteligencia-artificial-video.ghtml
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods