MIAMI, Estados Unidos, 4 Dez (Reuters) – Dez baleias morreram e equipes de resgate estavam tentando salvar dezenas de outras que encalharam no Parque Nacional de Everglades, no sudoeste da Flórida, disseram autoridades nesta quarta-feira.
Quarenta e uma baleias nadavam livremente em águas rasas perto da costa, e as equipes de resgate tentavam, sem muito sucesso, espantá-las para águas mais profundas.
Autoridades sacrificaram quatro baleias porque elas não poderiam ser salvas, disse a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).
A NOAA afirmou no Twitter que as taxas de sobrevivência eram tipicamente baixas em tais casos.
As baleias foram avistadas primeiro na terça-feira à tarde em uma parte remota do parque, perto do Golfo do México, disse a porta-voz do parque, Linda Friar.
Elas eram tidas como baleias-piloto de nadadeira curta, normalmente encontradas em águas profundas de áreas tropicais e temperadas. Biólogos farão necropsias nas baleias mortas para tentar determinar por que encalharam, disse a NOAA.
“As baleias-piloto tendem a fazer isso”, disse Friar.
“Esta área do parque é provavelmente o maior desafio para algo como isto. Quando a maré desce, há centenas de metros de cardumes muito superficiais”, disse ela.
Baleias-piloto de barbatanas curtas normalmente viajam em grupos de 25 a 30 animais. Os adultos pesam de 1.000 a 3.000 quilos, com fêmeas medindo, em média, 3,7 metros, e os machos, 5,5 metros, segundo a NOAA.
(Reportagem de Jane Sutton)
Fonte: UOL
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods