Cientistas da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, estão usando um robô submarino com formato de míssil para encontrar e monitorar tubarões-cinza (Carcharias taurus) marcados com transmissores.
Considerados vulneráveis pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, mantida pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), os tubarões-cinza têm seu comportamento e rotas migratórias estudadas em tempo real com a ajuda do “robô-míssil”, disseram os pesquisadores ao site da universidade.
O equipamento foi batizado de Otis (Sensor de Identificação e Telemetria Oceanográfica, na tradução do inglês). Segundo o site da universidade, os cientistas fizeram expedições na última semana pelo litoral de Maryland, nos EUA, e encontraram diversos tubarões-cinza que haviam sido marcados com transmissores há anos atrás.
Função
Definido como um “torpedo amarelo” pelos cientistas, o robô era originalmente utilizado para medir a condição da água na costa americana.
Otis foi aperfeiçoado com alguns aparatos, incluindo receptores acústicos que reconhecem sinais enviados pelos transmissores presos ao corpo dos tubarões.
Quando um tubarão se aproxima, ele é identificado pelo robô, que o segue. Na sequência, Otis faz medições na água ao redor do animal. Mais de 500 animais deste tipo receberam transmissores desde 2006, afirmou o professor Dewayne Fox ao site da universidade.
Fox é um dos responsáveis por marcar e estudar os tubarões-cinza. Os animais, diz ele, são fundamentais para o equilíbrio ecológico na região litorânea de Delaware, já que agem como predadores.
“Os tubarões-cinza sofreram uma série de ameaças, e sua população diminuiu nos últimos tempos”, afirmou o professor ao site da universidade. Ele ressaltou ser necessário estudar o comportamento migratório e os habitats naturais dos animais, ainda “pouco conhecidos”, de acordo com Fox.
More
Diver Has Terrifying Encounter with Great White Shark in Australia and Avoids Attack Using Key Techniques
Unusual Discovery on Australian Beaches Intrigues and Divides Opinions
Saudi Arabia Launches Luxury Island in the Red Sea, Opening a New Era for Exclusive Tourism