Um naufrágio ocorrido há 2,5 mil anos tem mobilizado arqueólogos espanhóis em Mazarrón, na região de Múrcia, no sudeste da Espanha.
É que ali, no fundo do mar, há um barco fenício de oito metros de comprimento que está afundado na areia e corre o risco de ser seriamente danificado. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a embarcação é considerada uma peça única da antiga engenharia marítima.
Pesquisadores do Instituto de Arqueologia Náutica da Universidade de Valência tentam achar uma maneira de recuperar o navio antes que alguma tempestade o destrua. Para isso, em junho, nove técnicos realizaram 560 horas de mergulho ao longo de duas semanas para registrar todas as rachaduras e fissuras na peça, que está a 60 metros da Playa de la Isla, também conforme a Reuters. O barco foi batizado de Mazarrón II em homenagem ao munícipio em que se encontra.
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/cientistas-correm-para-recuperar-navio-fenicio-naufragado-ha-25-mil-anos-entenda-por-que,a0c73e9ac29e49e53e532f6aee7a897bl2twxi83.html
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods