Um naufrágio ocorrido há 2,5 mil anos tem mobilizado arqueólogos espanhóis em Mazarrón, na região de Múrcia, no sudeste da Espanha.
Depois de mergulhadores mapearem as peças de navio fenício, pesquisadores cogitam montar a embarcação fora da água, peça por peça. Foto: José A Moya/Governo Regional de Múrcia/ Divulgação via REUTERS
É que ali, no fundo do mar, há um barco fenício de oito metros de comprimento que está afundado na areia e corre o risco de ser seriamente danificado. Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a embarcação é considerada uma peça única da antiga engenharia marítima.
Pesquisadores do Instituto de Arqueologia Náutica da Universidade de Valência tentam achar uma maneira de recuperar o navio antes que alguma tempestade o destrua. Para isso, em junho, nove técnicos realizaram 560 horas de mergulho ao longo de duas semanas para registrar todas as rachaduras e fissuras na peça, que está a 60 metros da Playa de la Isla, também conforme a Reuters. O barco foi batizado de Mazarrón II em homenagem ao munícipio em que se encontra.
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/cientistas-correm-para-recuperar-navio-fenicio-naufragado-ha-25-mil-anos-entenda-por-que,a0c73e9ac29e49e53e532f6aee7a897bl2twxi83.html
More
Colossal Squid Filmed Alive in Natural Habitat for the First Time
World’s Oldest Gorilla in Human Care Celebrates 68th Birthday at German Zoo
Scientists Create the First Accurate 3D Map of a Mammalian Brain — And the Results Are Astonishing