As baleias-belugas são conhecidas como “canários do mar” por terem capacidade de emitir sons e “cantar”. Sabendo disso, o instituto Cidade das Artes e das Ciências de Valência, centro voltado à pesquisa científica da Espanha, reuniu o contratenor francês Philippe Jaroussku para um dueto inusitado.
Nesta quinta-feira (2), o cantor entoou trechos de peças dos compositores Vivaldi e Händel, e teve “ajuda” do exemplar de beluga batizado de Yulka, que respondeu ao artista com seus sons característicos (veja o vídeo acima).
Jaroussky aceitou o desafio depois de ficar sabendo que as baleias produziam sons distintos ao serem tocadas. Segundo com José Antonio Esteban, chefe de pesquisa do aquário onde o espécime de beluga vive, esses animais são capazes de emitir até 33 sons diferentes. A maioria pode ser ouvida dentro e fora da água.
Imitação da voz humana
Um estudo publicado em outubro de 2012 pela revista “Current Biology” afirma que essas baleias são capazes de imitar a voz humana. O cientista Sam Ridgway e seus colegas notaram sons pouco comuns próximo do tanque de golfinhos e baleias brancas – ambos pertencentes à ordem dos cetáceos –, similares a uma conversa distante entre duas pessoas, mas que não era possível compreender.
Dias depois, os pesquisadores ficaram sem reação quando uma mergulhadora emergiu do tanque das baleias e perguntou a seus colegas quem tinha dado a ordem para que ela saísse. Uma análise acústica determinou que os sons vinham de uma fonte surpreendente: uma beluga chamada Noc.
Ao gravar os sons de Noc, a equipe descobriu um ritmo similar ao da fala humana e frequências mais baixas que os sons típicos das baleias, muito mais próximos da voz humana.
A investigação afirma que as baleias-brancas fazem sons por meio de seu duto nasal e não da laringe, como as pessoas. Por isso, para produzir sons humanos, o exemplar varia a pressão em seu trato nasal e realiza outros ajustes musculares.
Fonte: G1
More
Satellite Images Reveal the Impact of Wildfires in Los Angeles
NASA Plans to Bring Mars Samples to Earth and Evaluates New Strategies
Antarctic Sea Ice Shows Signs of Recovery After Critical Periods