Aplicativo para celular localiza baleias e ajuda navios a evitar colisão

Alerta Baleia permite que os navios identifiquem a localização de espécimes e evitem colisão com os animais.

Espécie direita do Atlântico Norte está ameaçada.
Colisões com embarcações já mataram mais de um terço dos animais.

Os esforços para proteger a baleia direita do Atlântico Norte ganharam um aliado tecnológico. Um novo aplicativo gratuito para iPad e iPhone alerta marinheiros quando eles se aproximam de uma área onde diversos espécimes estão reunidos.

Chamado de “Alerta de baleia”, o aplicativo envia os últimos dados sobre as direções tomadas por espécimes da baleia, coletados pela Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

O sistema espera limitar o número de colisões mortais entre baleias e embarcações, especialmente navios de grande porte, como cruzeiros e cargueiros. Quando as baleias são detectadas na área, navios podem mudar levemente o curso ou diminuir a velocidade.

“Pessoas de diversas gerações têm usado tecnologias para achar e matar baleias. Nós estamos desenvolvendo uma tecnologia para achá-las e salvá-las”, disse Patrick Ramage, diretor do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal em Massachusetts.

Colisões com embarcações mataram mais de um terço das baleias desta espécie. Devido à fragilidade da população, a perda de apenas um animal – especialmente uma fêmea em fase reprodutiva – pode ter um impacto significativo.

As autoridades marinhas estimam que existam apenas entre 350 e 550 baleias direitas do Atlântico Norte no mundo. O animal tem um ciclo de vida de entre 50 e 70 anos e pode pesar cerca de 70 toneladas. Ele é vulnerável ao encalhe entre navios porque vive em áreas águas próximas à costa, se alimenta em águas rasas e nada devagar.

About The Author