Espécie direita do Atlântico Norte está ameaçada.
Colisões com embarcações já mataram mais de um terço dos animais.
Os esforços para proteger a baleia direita do Atlântico Norte ganharam um aliado tecnológico. Um novo aplicativo gratuito para iPad e iPhone alerta marinheiros quando eles se aproximam de uma área onde diversos espécimes estão reunidos.
Chamado de “Alerta de baleia”, o aplicativo envia os últimos dados sobre as direções tomadas por espécimes da baleia, coletados pela Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
O sistema espera limitar o número de colisões mortais entre baleias e embarcações, especialmente navios de grande porte, como cruzeiros e cargueiros. Quando as baleias são detectadas na área, navios podem mudar levemente o curso ou diminuir a velocidade.
“Pessoas de diversas gerações têm usado tecnologias para achar e matar baleias. Nós estamos desenvolvendo uma tecnologia para achá-las e salvá-las”, disse Patrick Ramage, diretor do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal em Massachusetts.
Colisões com embarcações mataram mais de um terço das baleias desta espécie. Devido à fragilidade da população, a perda de apenas um animal – especialmente uma fêmea em fase reprodutiva – pode ter um impacto significativo.
As autoridades marinhas estimam que existam apenas entre 350 e 550 baleias direitas do Atlântico Norte no mundo. O animal tem um ciclo de vida de entre 50 e 70 anos e pode pesar cerca de 70 toneladas. Ele é vulnerável ao encalhe entre navios porque vive em áreas águas próximas à costa, se alimenta em águas rasas e nada devagar.
More
The Virus Discovered in the Depths of the Coast of RJ Named After Indigenous Mythology
Why Is the Ocean Salty If It Receives Fresh Water from Rivers?
Lucy: The Fossil That Transformed the Study of Human Evolution